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Aluguel de mesa e utensílios para eventos

Lauri Tadeu Corrêa Martins

Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?O negócio de aluguel de mesas e utensílios para eventos está relacionado à conveniência e comodidade.

Nem sempre é possível encontrar no ambiente em que o evento será realizado as mesas, cadeiras e utensílios que combinem com o estilo de festa desejado. O negócio de aluguel de mesas e utensílios para eventos é uma opção rápida, barata e acessível, para todos os que desejam realizar a festa ou o evento dos seus sonhos.

O custo da compra de móveis para a utilização por um curto período de tempo ou restrita a ocasiões ou épocas do ano, prazos curtos, custo de transporte, e a necessidade de manutenção e atualizações em tempo relativamente curto, tornam essa opção bastante atrativa e muito procurada por clientes que desejam compor a sua festa ou evento com os móveis e acessórios, que tornam a ambientação mais bonita e requintada.

Além de diminuir os custos, os clientes não precisam se preocupar com a organização do local, entregando essa atividade para especialistas no assunto.

Podem ser alugados pratos, talheres, copos, baixelas, guardanapos, castiçais, mesas, cadeiras, sofás, pufs, tapetes, gaveteiros e dezenas de outros itens.

Uma alternativa de mercado que pode ser adotada por escolha do empreendedor é especializar-se no aluguel de mesas, móveis e utensílios voltados para a realização de festas excêntricas ou temáticas. Atualmente, pode-se encontrar para aluguel, peças de mesa e decoração que contemplam os estilos que vão do contemporâneo ao clássico, para a realização de jantares íntimos ou eventos variados que são ditados pelo nível de criatividade dos clientes ou do empresário desse ramo. Um dos temas bastante procurados está relacionado à cultura indiana, porém, as festas relacionadas às estações do ano têm seu lugar garantido, principalmente se considerarmos que estamos num país de clima tropical. As festas ligadas aos costumes regionais também ocupam grande espaço nesse negócio, e é claro que deve-se considerar as festas como: carnaval, páscoa, natal e réveillon, sem descuidar das grandes oportunidades representadas pelas confraternizações de grupos empresariais, associações, igrejas, sindicatos, ONG?s e tantas outras.

O público alvo desse segmento são as empresas que organizam eventos, bufês, pessoas físicas, empresas e organizações em geral que precisam de infra-estrutura para realização de eventos.


O SEBRAE Minas Gerais, através da Série Ponto de Partida, edição Empresa de locação de equipamentos e utensílios, informa que os eventos que demandam o aluguel de móveis, utensílios e equipamentos sofrem os efeitos da sazonalidade, cujo aumento ocorre no período das festas de final de ano. Nos demais meses o empresário deve desenvolver estratégias que possibilitem a manutenção do negócio em alta durante todo o tempo.

Este documento não substitui o Plano de Negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Mercado

Não há informações disponíveis sobre o tamanho do mercado de aluguel de mesas e utensílios para eventos.

O mercado de eventos no Brasil envolve vários segmentos diversificados, que vão desde organizadores de eventos, bufês, recepcionistas, montadoras, serviços gerais, locação de mão de obra temporária, locação de equipamentos, iluminação, sonorização, fotografia, filmagens e etc. Dieter Brockhausen, diretor da empresa Interfeiras estima que a organização de um grande evento envolva até 126 categorias profissionais entre recepcionistas, eletricistas, designers, promotores, montadores, e outros, que fazem parte de diversos tipos de empresas.

A Embratur ? Empresa Brasileira de Turismo indica que o mercado de eventos movimentou no ano passado R$ 9,9 bilhões. Foram realizados no Brasil 400 mil eventos com mais de 50 pessoas. Os pequenos eventos, como reuniões empresariais e aniversários, também são responsáveis por grande movimentação no mercado de prestadores de serviços. Segundo Alexandre Werfel, da Associação Brasileira de Eventos ?as empresas estão cada vez mais fazendo festa para comemorar bons resultados e as pessoas físicas contratam empresas para ocasiões especiais, como casamentos e formaturas?. Portanto, a expectativa é de que esse mercado continue em fase de grande crescimento.

Localização

Definir a localização e escolher o imóvel para a instalação do negócio de Aluguel de Mesas e Utensílios para Eventos é uma das decisões mais importantes para o negócio. Para isso o empreendedor deve considerar a distância geográfica entre os diversos bairros da cidade, para viabilizar o planejamento da melhor rota de entrega dos móveis e utensílios no menor tempo possível e ao menor custo.

Para os empreendedores que se especializam em grandes eventos a localização da empresa deve considerar a maior proximidade dos centros de convenções e outros locais onde se concentram, normalmente, a realização de congressos, feiras e exposições.

Aluguel de mesas e utensílios para eventos é uma compra planejada, ou seja, o cliente pesquisa preço, atendimento, condições de entrega e qualidade, antes de realizar o fechamento do negócio. Segundo Monica de Barros Barboza e Carlos Eduardo de Lima, no livro A Cartilha do Ponto de Comercial - os produtos de compra planejada possuem a característica da exclusividade, por possuírem maior atratividade e não dependerem tanto de pólos geradores de fluxo. Os fatores que pesam na decisão pela contratação de uma empresa são: a qualidade do produto, a unicidade, o preço e o atendimento.

Por outro lado, as condições de infra-estrutura existentes tais como: rua com facilidade de acesso, disponibilidade de internet com alta velocidade, energia elétrica estabilizada, serviços de água, esgoto e telefone, além de espaço adequado para carga e descarga no local onde será instalada a empresa são fatores fundamentais para essa atividade.

Exigências

É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema ?Conectividade Social ? INSS/FGTS?;
- Corpo de Bombeiros Militar.

Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal se a Lei de Zoneamento permite a instalação de empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos.

O Sebrae local poderá ser consultado para orientação.

Estrutura

A estrutura de uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos é bastante simples, composta basicamente pelas seguintes áreas:
- área de atendimento ao cliente ? negociação e venda;
- exposição dos produtos para demonstrações;
- depósito para móveis, utensílios e equipamentos;
- escritório para a administração;
- operação e gestão dos serviços.

Pessoal

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos de pequeno porte pode-se começar com cinco empregados, sendo um atendente, um motorista, dois entregadores e um auxiliar de escritório.

O atendimento personalizado e qualificado é um item que deve merecer atenção especial do empresário, direcionando esforços para a manutenção e fidelização da clientela. Por essa razão o empresário deve contratar colaboradores que possuam as seguintes competências:
- conhecimento das características essenciais relacionadas ao negócio, tais como: ornamentação, arranjos, estilo das peças, harmonia entre os componentes da estrutura do ambiente, tipos de eventos, conhecimento sobre diversos temas e etc;
- cordialidade, paciência e atenção para identificar as necessidades e desejos dos clientes, fornecendo orientações que atendam essas expectativas;
- agilidade no atendimento e disponibilidade para prestar informações e tirar dúvidas.

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.

Equipamentos

São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo 1 ? R$ 1.600,00
- impressora 1 ? R$ 299,00
- telefone 2 ? R$ 129,80
- mesas 2 ? R$ 460,00
- cadeiras 6 ? R$ 612,00
- armário para o escritório 1 ? R$ 380,00
- estante para o escritório 1 ? R$ 480,00
- conjunto de sofá para recepção 1 ? R$ 799,00
Total mobiliário: R$ 4.759,80

Equipamentos para guarda e exposição de louças e utensílios
- balcão de atendimento em L 1 ? R$ 1.652,00
- gôndolas de centro inicial c/5 prateleiras 02 ? R$ 1.204,02
- gôndolas de centro continuação c/5 prateleiras 08 ? R$ 4.271,52
- estantes 6 ? R$ 1.872,00
- computador 1 ? R$ 1.600,00
- impressora de cupom fiscal 1 ? R$ 1.425,00
- kit de segurança com 4 câmeras 1 ? R$ 549,90
- veiculo utilitário usado para entregas 1 ? R$ 23.000,00
Total dos equipamentos: R$ 35.574,42
Mesas e Utensílios para locação:
Sugere-se que o empreendedor inicie com o investimento de R$ 20.000,00, selecionando itens da relação abaixo, considerando seu mercado potencial. A decisão de investir mais, ou menos, dependerá das condições do novo empresário e de sua expectativa sobre a oportunidade identificada.
Itens
- aparadouro;
- artigos de decoração e iluminação;
- balde para gelo;
- balde para vinho;
- bandejas;
- baixelas e travessas;
- castiçais;
- cestos de lixo;
- cinzeiros;
- copos (água, cerveja, whisky, etc);
- guardanapos de pano;
- jarras;
- panelas;
- pirex;
- porta doces e bolos;
- pratos;
- pufs;
- rechauds;
- saladeiras;
- sopeiras;
- taças (vinho, champanhe, etc);
- talheres;
- tendas;
- tinas para gelo;
- toalhas de mesa;
- xícaras;
- poltronas;
- mesas (madeira, ferro e plástico);
- cadeiras (ferro e plástico);
- capas para cadeiras.

Matéria Prima

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.O negócio de aluguel de mesas e utensílios para eventos não possui matéria prima. A mercadoria é composta dos itens colocados para locação.

Para a definição do mix dos produtos a serem oferecidos para locação o empresário deverá visitar concorrentes, ouvir permanentemente seus clientes e ir fazendo adaptações ao longo do tempo.

Processos Produtivos

Os processos produtivos de uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos são divididos em:

Exposição dos produtos ? Representado por prateleiras e vitrines onde são expostos os itens disponíveis para locação. Deve ter boa visibilidade e estar distribuída de forma harmônica e integrada ao ambiente.

Atendimento ao cliente e prestação do serviço ? é o primeiro contato com o cliente, geralmente se dá na visita a empresa ou por telefone, email ou através de preenchimento de cadastro no site da empresa. Nessa fase inicial é realizada a pesquisa e análise dos objetivos e desejos do cliente, que se transforma no orçamento detalhado dos itens e valores.
Após a aprovação do orçamento e negociação da forma de pagamento os itens são transportados até o local do evento. Todos os produtos devem ser inventariados, etiquetados e embalados através de um rígido sistema de organização, sendo conferidos na entrega ao cliente e no retorno ao estoque.
É importante estabelecer contato com o cliente após a realização do serviço com o objetivo de avaliar a qualidade do atendimento e o nível de satisfação.

Estoque ? área onde são armazenados os diversos itens para aluguel. Deve haver um sistema rígido de controle e armazenagem classificado por itens, com registro de entrada e saída.

Administração ? destina-se às atividades de relacionamento com fornecedores, controle de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controle financeiro e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras que o empreendedor julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.

Automação

Há no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de pequenos negócios. Para uma produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas que integrem as compras, as vendas e o financeiro. Os softwares possibilitam o cadastro de clientes e fornecedores, controle de estoque, serviço de mala-direta para clientes e potenciais clientes, cadastro de móveis e equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa etc.

Deve-se procurar softwares de custo acessível e compatível com uma pequena empresa.

Canal de Distribuição

O canal de distribuição é a própria loja. Uma alternativa é a implantação de sistema delivery, onde o cliente escolhe os itens que deseja locar pela Internet e faz o pedido por telefone, recebendo os itens no local do evento. Este sistema traz comodidade para o cliente e a possibilidade do desenvolvimento de estratégias personalizadas por parte do empreendedor.

O empresário poderá realizar parcerias com empresas que atuam em áreas complementares como é o caso do ramo de fotografias e filmagens, fornecimento de bebidas, buffets, aluguel de roupas e outras, de forma que uma empresa indique a outra para os seus clientes, possibilitando uma rede de prestação de serviços de forma articulada, gerando negócios para todos.

Investimentos

Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo ? compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais ? são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro ? é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma loja de aluguel de mesas e utensílios para eventos o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 122.634,32 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa ? R$ 4.759,80
- Construção e reforma de instalações ? R$ 30.000,00
- equipamentos ? R$ 35.574,42
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.500,00
- mesas e utensílios para locação: R$ 20.000,00
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade ? R$ 28.800,00

Capital de Giro

Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas e insumos consumidos no processo de estoque e comercialização.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Abaixo apresentamos uma estimativa de custos fixos mensais típicos de uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos:
1. água, luz, telefone, internet ? R$ 690,00
2. salários, comissões e encargos ? R$ 7.900,00
3. taxas, contribuições e despesas afins ? R$ 320,00
4. transporte ? R$ 700,00
5. refeições ? R$ 960,00
6. seguros ? R$ 850,00
7. assessoria contábil ? R$ 600,00
8. segurança ? R$ 800,00
9. aluguel ? 4.500,00
10. limpeza, higiene e manutenção ? R$ 420,00.

Como agregar valor

Para o sucesso do negócio é fundamental um estoque com várias opções e o mais diversificado possível, oferecendo também para locação outros itens como elementos de decoração, arranjos, equipamentos, compressores, datashow, equipamentos de iluminação e sonorização, etc. Algumas empresas oferecem produtos complementares tais como:
- convites personalizados;
- cardápios especiais;
- consultoria para realização de eventos;
- organização do evento.

A personalização é o que realmente conta nesse tipo de negócio, para isso o empreendedor pode elaborar algumas estratégias como a apresentação de pacotes específicos para cada tipo de evento, desde o jantar íntimo para reunir a família até os eventos mais sofisticados, aliando peças clássicas, com itens sob medida.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.

O empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas técnicas, novos métodos, através da leitura de colunas de jornais e revistas especializadas, programas de televisão ou através da Internet.

Divulgação


Os meios para divulgação variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido. Podem ser usados anúncios em jornais de bairro, revistas locais e propaganda em rádio.

A mala direta é um sistema barato e simples, no qual pode ser utilizado o cadastro de clientes, obtido de forma rápida e sem maiores custos, por meio do banco de dados dos freqüentadores, ou uma relação de conhecidos do proprietário, ou da compra de listagens vendidas no mercado por empresas de marketing direto.

A distribuição de folders junto às casas de festas, buffets e restaurantes é uma estratégia de divulgação muito interessante.

O empreendedor poderá realizar parcerias com outras empresas que atuam no ramo de festas, como: empresas de iluminação, aluguéis de brinquedos, sonorização, bufetts e etc.

A divulgação através de site na internet deve ser considerada, pois o acesso de pessoas à rede cresce permanentemente e em larga escala.

Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas e outdoor. Se for de interesse do empreendedor, um profissional de marketing e comunicação poderá ser contratado para desenvolver campanha específica.

Informaçes Legais

Eventos

Fest Noiva Brasília
Evento: anual
Local: Brasília-DF
www.revistacasamento.com.br

Expo Noivas & Festas ? Exposição de Produtos e Serviços para Festas de Casamento, 15 anos, Bodas e Festas Infantis
Evento: semestral
Local: São Paulo-SP.
www.exponoivas.com.br

Festival de Móveis e Decoração
Evento: anual.
Local: Belo Horizonte-MG.
http://www.festivaldemoveis.com.br


Exposystems ? Exposição e Congresso Internacional de Soluções Integradas para Feiras e Eventos
Evento: Anual
Local: São Paulo-SP
www.exposystems.com.br

Entidades

Relação de entidades para eventuais consultas:

Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC
www.abeoc.org.br


Procurar na localidade:

Associação Comercial

Alguns Fornecedores / Fabricantes

Indumetal
BR 232, Km 605, s/n ? Bairro Industrial ? Maravilha-SC
CEP 89874-000
(49) 3964-1090
www.indumetalsc.com.br

FC Acessórios e Serviços para Supermercados
Rua Batista Parente, 547 ? Pari ? São Paulo-SP
CEP 03022-080
(11) 2291-4691 / 2291-4687
www.gondolas.com.br

efacil
(34) 3218-1777 / 4004-5999
www.efacil.com.br

Ponto 5
Av aricanduva, 3762 ? Jardim Maria Luiza ? São Paulo-SP
CEP 03450-070
(11) 2783-8896 / 2785-8467
www.ponto5prateleiras.com.br

Eletromóveis Martinello
Avenida Goiás, 1682-S, Bairro Alvorada - Lucas do Rio Verde - MT
(65)3549-1331
www.martinello.com.br

Fermara
Av. Interdistrital, 810, Distrito Industrial-Santa Barbara d´Oeste-SP
CEP 13456-120
(11)3455-1333
www.fermara.com.br

Equipamentos SP
(11) 5097-9361 / 2837-7073 /8615-3851

Office Móveis
Rua Jacques Felix, 319, Centro ? Taubaté- SP
CEP 12020-060
(12) 3621-3604
www.officemoveis.com.br

Obs.: Pesquisa na internet indicará outros fornecedores de produtos para empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos, que poderão estar localizados mais próximos ao local de instalação do negócio.

Normas Técnicas

Não existem normas técnicas aplicáveis diretamente ao negócio

Glossário

Delivery ? palavra inglesa que significa entrega. É quando uma empresa entrega um determinado produto em um local previamente acertado com comprador.

Promotor de eventos ? em inglês promoter, é o profissional que ocupa-se do desenvolvimento de atividades de planejamento, organização, realização e administração dos recursos de eventos de qualquer tipo.

Tecnologia Assistiva ? Traduz-se por uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.

Dicas de Negócio

- É importante estar atento às novidades do mercado de eventos, especialmente quanto às tendências da moda, para isso é necessário sempre que possível participar de eventos do setor, e oferecer móveis e utensílios adequados às necessidades do cliente;
- Investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: estado de conservação dos itens oferecidos ao cliente, pontualidade na entrega, e atendimento respeitoso e atencioso.
- O empresário desse ramo precisa ter grande capacidade de percepção das expectativas, sonhos e desejos dos clientes, para oferecer um serviço que desperte a sensibilidade do público-alvo do evento, proporcionando momentos memoráveis.
- Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando promoções e novidades.
- Fazer contato com o cliente após o retorno dos itens locados para identificar a percepção do cliente sobre a qualidade dos serviços é fundamental para o sucesso do empreendimento.
- Sondar próximos eventos que o cliente pretende realizar e surpreendê-lo com soluções que ativem seus sonhos e fantasias.
- Cada festa deve gerar momentos mágicos. O empreendedor deve ter capacidade para trabalhar com eventos comerciais, como: feiras e exposições, e ao mesmo tempo atuar em casamentos, aniversários, formaturas e festas temáticas, sabendo discernir aqueles que envolvem emoções, demonstrações de status e posição social.
- A criatividade e a inovação constantes dão vida e prolongam a existência desse tipo de empresa.
- É importante manter vivo na lembrança que valor ao cliente tem relação direta com o nível de satisfação, e a diferenciação da empresa pode elevar seus preços e proporcionar maiores lucros, consolidando a imagem e posicionando de forma favorável ao sucesso do negócio.

Caracteristicas

O empreendedor envolvido com atividades relacionadas à empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos precisa adequar-se a um perfil que o mantenha na vanguarda do setor. É aconselhável uma auto-análise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características e identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características desejáveis ao empresário desse ramo.
- Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio.
- Pesquisar e observar permanentemente o mercado em que está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio.
- Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias.
- Acompanhar o desempenho dos concorrentes.
- Saber administrar todas as áreas internas da empresa.
- Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos.
- Ter visão clara de onde quer chegar.
- Planejar e acompanhar o desempenho da empresa.
- Ser persistente e não desistir dos seus objetivos.
- Manter o foco definido para a atividade empresarial.
- Ter coragem para assumir riscos calculados.
- Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças.
- Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las.
- Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais da loja.

Bibliografia

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