sebraelogo

Lava-jato a seco

Roberto Chamoun

Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Antes de tudo, vale a pena esclarecer que o serviço prestado por estes estabelecimentos não é uma ?lavagem a seco? como muita gente pensa. Na realidade, este é um procedimento de limpeza de automóvel onde o uso da água é substituída por uma cera líquida, especialmente desenvolvida para essa finalidade. Na lavagem a seco, a combinação ?água + xampu + esfregação? é substituída pela cera, que age sobre a sujeira removendo-a com total segurança e sem necessidade de ?esfregar? a superfície, evitando-se assim os normais arranhões que as lavagens convencionais provocam nas atuais pinturas automotivas.
 
Nos empreendimentos que fazem a lavagem a seco, os custos de licenciamento e investimentos em infra-estrutura necessários a instalação do negócio são significativamente reduzidos (principalmente aqueles que seriam empregados no tratamento de efluentes em um lava-jato à água). Além disso, como não há o desperdício de água, a despesa com a conta de fornecimento deste insumo não representa um custo significativo. Estes benefícios tornam o preço cobrado pela lavagem de automóveis a seco competitivo, frente ao serviço de lavagem tradicional de veículos.
 
Embora ainda pouco conhecido do público em geral, em tempos de consciência ecológica e empregos reduzidos, a lavagem de automóveis a seco tem conquistado cada vez mais empreendedores e consumidores no Brasil e no mundo.
 
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Mercado

Segundo os dados do Censo Demográfico de 2000, houve no Brasil um aumento da proporção de domicílios particulares, que possuem automóvel para uso próprio. Em relação ao Censo de 1991 houve um aumento de 23,1% para 32,7%. Dentre os atuais 14.604.006 domicílios que possuem pelo menos um automóvel particular, a grande parte, 13.197.349 domicílios, está situada na área urbana (IBGE, 2005).
 
Hoje são vendidos no país cerca de um novo automóvel a cada 10 segundos, totalizando cerca de 2,5 milhões de veículos leves vendidos no mercado interno por ano, a frota nacional em circulação é estimada em 26 milhões de veículos, dentre estes 57% já ultrapassaram a marca de 100 mil quilômetros rodados, o que demonstra a diversidade do poder de compra destes proprietários.
 
Estes números revelam que a propriedade de veículos no Brasil está deixando de ser privilégio de uma pequena elite e a popularização do consumo formou um mercado consumidor heterogêneo e concentrado nas cidades.
 
Segundo reportagem da revista PEGN - Pequenas Empresas Grandes Negócios, publicada em 25/01/2009 os serviços de lavagem a seco, compreendem somente uma parcela de 5% do total de serviços de lavagens de automóveis realizados no Brasil. Devido ao apelo ecológico, este tipo de serviço tem sido mais procurado por pessoas preocupadas com o meio ambiente, em geral pertencente às classes de renda média e alta da população.
 
Ainda que o mercado potencial para um lava-jato a seco seja representado pela quantidade de automóveis em circulação no bairro, região ou cidade, do ponto de vista do empreendedor, conhecer o perfil dos proprietários desses veículos e público alvo de seus serviços é importante, tanto para definir a localização do empreendimento quanto para direcionar os investimentos e esforços de divulgação. Por esta razão, recomendamos aos interessados em abrir um negócio deste tipo, a realização de uma pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência de sua região de interesse antes de definir o local de instalação do seu estabelecimento.

Localização

Ao analisar as condições do ponto comercial é preciso levar em conta dois aspectos principais: identificação do território (região) e localização (endereço), considerando-se ainda algumas variáveis tais como: a demanda (potencial), a oferta (concorrência) e os custos (aluguel, reforma, etc.).
 
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a definição da melhor localização ?ponto? é um pouco mais complexa do que aparenta, pois envolve variáveis antagônicas, como fluxo de pessoas e custos. O melhor ponto não é necessariamente aquele que proporcionará o maior faturamento, e sim aquele que trará o melhor resultado. Para tanto, deve-se conhecer profundamente as particularidades do negócio em questão.
 
O ideal é abrir um negócio deste tipo próximo a um shopping center, centro de conveniências ou atrelada a algum outro negócio do ramo automotivo. Este é um serviço que pode funcionar isoladamente ou conjugado a postos de gasolina, supermercados, estacionamentos, sejam eles de condomínios empresariais ou de Centros Comerciais, dentre outros estabelecimentos.
 
Tão importante quanto à análise do mercado consumidor é a avaliação da quantidade de concorrentes existentes na região em que se deseja atuar (nas grandes cidades existem bairros de concorrência acirrada e estabelecimentos de lavagem de automóveis tradicionais que cobram barato pelo serviço, o que pode inviabilizar empreendimentos deste tipo), bem como identificação dos pontos fortes e das falhas na atuação desses concorrentes. A partir desta análise, é possível ao empreendedor fornecer serviços superiores aos dos concorrentes, ampliando sua participação no mercado.
 
Ao definir o local, o empreendedor deve ainda atentar para as características do imóvel em questão. Dentre os aspectos de infra-estrutura a serem observados estão itens tais como características da vizinhança, disponibilidade de eletricidade, rede de esgoto, comunicações e visibilidade, que permitam a instalação do negócio.
 
Lembre-se, que independente do local escolhido, o preço do aluguel deve ser compatível com sua capacidade de investimento e com o movimento esperado. Tratando-se de imóvel alugado, negocie o valor do aluguel, data de pagamento, prazo de locação e demais cláusulas com o locador, na forma e condições compatíveis com o empreendimento, considerando o tempo de retorno do investimento.
 
Cuidado com imóveis situados em locais sem ventilação, úmidos, sujeitos a inundações ou próximos às zonas de risco.
 
Verifique se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais que possam interferir ou impedir sua futura atividade.
 
Confira a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura e veja se não houve nenhuma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área primitiva, que deverá estar devidamente regularizada. Verifique também na Prefeitura Municipal:
I) se o imóvel está regularizado - se possui o HABITE-SE;
II) se as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a lei de zoneamento do município;
III) se os impostos que recaem sobre o imóvel estão em dia - IPTU, ITR;
IV) a legislação municipal que trata da instalação de anúncios.
 
Corpo de Bombeiros
 
A análise do projeto do edifício pelo Corpo de Bombeiro é exigida para concessão de autorização de funcionamento pela Prefeitura. Nesta análise são verificados itens, tais como níveis mínimos de segurança, previsão de proteção contra incêndio da estrutura do edifício, rotas de fuga, equipamentos de combate a princípio de incêndio, equipamentos de alarme e detecção de incêndio, além de sinalizações que orientem a localização dos equipamentos e rotas de fuga.

Exigências

Não identificamos exigências legais específicas para a atividade de lava-jato a seco.
 
A pessoa jurídica não está sujeita à responsabilidade técnica, ou seja, não se exige do empreendimento a manutenção, em seus quadros, de profissional habilitado junto a órgão ou conselho de classe fiscalizador de profissão regulamentada.
 
O empreendimento está dispensado de obter registro ou autorização de funcionamento específico, junto às entidades ou órgãos fiscalizadores de atividades regulamentadas, bastando ao empreendedor obter a inscrição junto aos órgãos exigíveis das sociedades empresárias em geral.
Etapas do Registro
a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Secretaria Municipal de Fazenda;
- Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema
?Conectividade Social ? INSS/FGTS?.
- Corpo de Bombeiros Militar.
b) Visita à prefeitura da cidade onde pretende abrir seu Lava-jato a seco para fazer a consulta de local e emissão de alvará e das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
 
Recomendamos ao empreendedor consulta a Secretaria de Meio Ambiente do seu Estado / Município a fim de interar-se das exigências aplicáveis ao licenciamento ambiental do empreendimento ou a obtenção do certificado de dispensa, conforme o caso.

Estrutura

A instalação de um lava-jato a seco requer uma área mínima de 100 m?2;, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio.
 
Os ambientes podem ser divididos em área de atendimento á clientes (balcão de atendimento e espera), exposição de produtos, escritório e a área destinada à limpeza dos automóveis. Muitos varejistas do setor aproveitam melhor o espaço ao estocar os produtos comercializados na própria área de atendimento, eliminando a área de estoque.
 
A fachada precisa de atenção especial, pois a ela cabe o papel de transmitir de imediato às características do negócio e despertar o interesse de consumo nos passantes. O ideal é que além da entrada, o empreendedor explore o interior do estabelecimento (sala de espera), de maneira a levar o cliente a ter contato com os serviços prestados e produtos eventualmente comercializados.
 
O ambiente deve ser arejado, limpo, claro, com o piso, a parede e o teto bem conservados, sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos ou descascamentos, seguindo normas de segurança e regulamentos estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros.
 
O escritório destina-se ao atendimento a clientes especiais e fornecedores, além de funcionar como local de trabalho do proprietário. Deve ser composto por uma mesa de trabalho, cadeiras e microcomputador.

Pessoal

O número de empregados depende do local e do movimento do lava-jato a seco. Você pode começar com dois auxiliares, sendo um eles responsável pela limpeza interna (aspiração, limpeza do painel, partes plásticas, forrações, tapetes, etc.) e outro pela parte externa dos veículos. Este último deverá receber treinamento sobre a aplicação da cera e produtos utilizados no processo de limpeza.
 
A equipe de colaboradores poderá variar conforme o aumento da demanda pelos serviços do Lava-jato a seco, ou ainda, a necessidade de aumento do quadro pode ser suprida com a contratação de auxiliares como extras, só para os finais de semana. Como nos lava-jatos tradicionais, o forte do movimento começa na sexta-feira à tarde até domingo às 12hs.
 
Atente com muito carinho para o item Pessoal. Seus empregados são os primeiros a transmitir uma mensagem boa ou ruim sobre o seu negócio.  Principalmente quando se lida com pessoas, você depende totalmente do bom atendimento dos seus colaboradores para poder transmitir uma imagem positiva da sua empresa.
 
O endomarketing é o chamado marketing interno e propõem ações que permitem aos funcionários educação e motivação para ajudá-lo a cumprir com seus objetivos. Atividades planejadas para serem agraciadas com premiações, incentivo a vendas, são ótimos exemplos de ferramentas que trazem maior comprometimento do colaborador com a empresa em que trabalha.
O empregado tem que se sentir parte da família da empresa, tem que se sentir como uma peça importante da engrenagem. Caso contrário, ele, provavelmente, não irá transmitir uma imagem positiva sobre a sua empresa para outras pessoas.

Equipamentos

A lavagem a seco não requer o uso de equipamentos sofisticados. Os equipamentos destinados à limpeza dos automóveis resumem-se a: aspirador de pó automotivo, politriz profissional com boina de microfibra, vasilhames para aplicação das ceras e borrifadores manuais (não se esqueça de comprar todos os equipamentos em 220v!!!.)
 
O estabelecimento também precisa de equipamentos para a área de atendimento ao público e escritório tais como: balcão, bancos e longarinas pra espera de clientes, televisão, ventiladores, letreiro, extintores de incêndio, bebedouro, computador com emissora de cupom fiscal, etc.

Matéria Prima

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.
A seguir relacionamos os principais insumos utilizados por um lava-jato a seco:
 
- Cera para limpeza e conservação de superfícies esmaltadas. Para a restauração de película que confere proteção, conservação e embelezamento a pintura, eliminando a necessidade de água na lavagem. - A fórmula do produto adere à sujeira e instantaneamente a destaca da pintura do carro, colocando-a em suspensão. Além de repelente à água e à sujeira, o veículo fica limpo por mais tempo. Não risca a pintura, não é inflamável, não cheira e não é corrosiva.
 
- Panos de Microfibra - O produto é macio, e não causa risco na superfície dos carros, evitando assim, danos a superfície do carro durante a limpeza. Com sua super absorção, pode secar o carro rapidamente. - A passagem do primeiro pano, ao mesmo tempo, absorve o líquido do produto e a sujeira em suspensão. A passagem do segundo pano confere brilho à pintura pela ação das ceras contidas no produto, deixando a superfície limpa e encerada.
 
- Espuma aplicadora de produtos flanela de microfibra e Boina de Polir ? Para aplicação dos produtos utilizado na lavagem a seco e no polimento do veiculo.
 
Outros Produtos para Limpeza e Conservação Automotiva
-Limpa Pneu Glicerinado Líquido.
-Limpa Pneu Glicerinado em Gel.
-Clareador e Desengraxante p/ Motores e Rodas.
-Desodorizante Automotivo (Cheiro de Carro Novo)
-Desodorizante Automotivo Lavanda
-Cera Automotiva com protetor UV (Latinha).
- ?Pretinho? (para pneus).
-Revitalizador e Hidratante para Bancos de Couro.
-Revitalizador e Hidratante para Bancos de Couro.
-Limpa Estofados
-Multi Limpador Super
-Massa de Polir Cremosa
 
Todos os insumos para a execução dos serviços estão disponíveis no mercado e podem ser adquiridos na forma de kit. De modo geral, as empresas que comercializam os kits, oferecem assistência técnica e curso de capacitação para os interessados.

Processos Produtivos

Recepção e Atendimento aos Clientes - Incluem a recepção aos clientes, abertura da Ordem de serviço, anotação de possíveis danos já existente no veículo, entrega do orçamento e obtenção do ?de acordo? do cliente.
 
Limpeza - Envolve todo o processo de lavagem a seco da carroceria e demais serviços de limpeza do interior do veículo.
 
Entrega do Veículo e Cobrança dos Serviços ? Após limpo, o veículo é devolvido ao seu proprietário, que realiza o pagamento pelos serviços prestados e a ordem de serviço é encerrada.
 
Administração
Envolve as atividades de gestão e controle do negócio, incluindo: Marketing, compras, contas a pagar e receber, administração do pessoal, gestão de caixa e bancos, etc.

Automação

O mercado oferece alguns softwares integrados de controle de lava-jatos em geral, mas que podem ser utilizados também para empresas que oferecem o serviço de lavagem a seco. Por serem integrados estes produtos oferecem funcionalidades que tanto atendem as necessidades de controle operacional do negócio (agendamentos, cadastros de clientes, veículos, funcionários, convênios, checklists, etc.) quanto provê suporte para as atividades administrativas tais como: emissão de relatórios, contas a pagar e receber, controle de compras e estoque, controle de comissões, fluxo de caixa, etc.
 
Alguns Fornecedores:
CLEVER LAVA JATO / LAVA RÁPIDO
Clever Software
http://cleverso ftware.vilabol.uol.com.br/site.htm
 
 
LAVA-JATOS
ATFLEX Informática
http://www.atfle x.com.br/produtos/maxlavcar.html

Canal de Distribuição

O principal canal de distribuição é o próprio estabelecimento onde o lava-jato a seco está instalado. Alguns estabelecimentos também oferecem serviços de retirada e entrega dos veículos em domicílios.

Investimentos

O valor necessário para investimento irá variar muito de acordo com o porte do empreendimento. Por esta razão sugerimos a elaboração de um Plano de Negócio, onde os recursos necessários, em função dos objetivos estabelecidos, poderão ser determinados. (vide modelo disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/integra_bia?ident_unico= 1440). Estimamos que a montagem de lava-jato a seco requeira um investimento inicial de cerca de R$ 25 mil, a ser alocado majoritariamente na adequação das instalações e aquisição dos seguintes itens (não inclui gastos com aquisição do ponto comercial):
- Abertura da empresa - R$ 1.100,00;
- Caixa Registradora ou PDV com impressora fiscal ? R$ 3.000,00
- Estoque inicial de descartáveis (panos, estopas, borrifadores, luvas, etc.) e material de consumo  (ceras,  desengraxante, desodorizante, etc.)- R$ 3.000,00;
- Aparelho de fax e telefone - R$ 400,00;
- Luminoso -R$ 1.200,00;
- Marketing inicial - R$ 1.500,00;
- Mobiliário (armários, prateleiras, mesas e cadeiras para o atendimento) - R$ 1.800,00;
- Reformas e adaptação do imóvel (inclui projeto de arquitetura e decoração) - R$ 8.500,00;
- Capital de giro inicial - R$ 8.000,00

Capital de Giro

Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção / prestação do serviço.
 
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
 
Os custos de operação de um lava-jato a seco devem ser estimados considerando principalmente os seguintes itens:
? Salários, comissões e encargos: R$ 3.000,00;
? Aquisição de insumos para lavagem a seco e limpeza de interiores: R$ 1.800,00;
? Aluguel do imóvel e taxas: R$ 1.300,00;
? Energia Elétrica R$ 800,00;
? Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 800,00;
? Assessoria contábil: R$ 500,00;
? Propaganda e publicidade da empresa: R$ 500,00;
? Telefonia: R$ 300,00;

Como agregar valor

Agregar valor significa oferecer produtos e, ou, serviços complementares ao produto principal, diferenciando-se da concorrência e atraindo o público-alvo. Não basta possuir algo que os concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado.
 
O atendimento pessoal qualificado é um fator que agrega valor de alto significado para o cliente. É fundamental, na construção de relacionamento duradouro, conhecer o mercado que o cliente está inserido, seus valores e suas necessidades, para planejar e definir ações que atendam suas reais expectativas. Dentre as formas de agregação de valor mais comum no ramo estão o atendimento a domicilio.
 
Prestar serviços especializados, como restauração de pinturas, aplicação de protetores para pinturas, lavagem a seco de estofados, higienização e hidratação de estofados em couro, impermeabilização de estofados em tecido, entre outros é um ótimo negócio. Uma limpeza a seco de bancos e a impermeabilização custam no mercado até R$250,00, e a grande maioria dos clientes paga, justamente por que não se encontra estes serviços em qualquer esquina. Para fazer a restauração e a revitalização de pinturas, através de técnicas importadas, mas já disponíveis no mercado, o investimento começa a partir de R$2.000,00. Analise a possibilidade de fazer uma parceria com um lava jato forte, já consolidado, pode ser uma opção. Enquanto ele lava os carros, você faz estes serviços especiais, dividindo os lucros ou pagando-lhe uma comissão.

Divulgação

Mala direta, website e até propaganda em jornal do bairro exaltando os benefícios da lavagem sem o desperdício de água podem ser uma boa mídia para atingir os consumidores de renda média e alta que seriam os principais clientes do lava-jato a seco.
 
Outra forma de fazer propaganda para lava jato é com um carro de som, que passa por toda região, ou se a cidade for pequena, que passe por toda cidade, falando da qualidade do serviço e dos preços. Uma promoção temporária de preço também ajuda a atrair novos  clientes, assim como, demonstrações dos benefícios do serviço para impressionar a quem assistir.

Informaçes Legais

Eventos

ABF Franchising Expo 2010
Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho
São Paulo - SP
Organização: ABF ? Associação Brasileira de Franquias
Website: http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/agenda
 
AUTOMEC - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços.
Organização: Reed Exhibitions Alcântara Machado.
Website: www.reedalcantara.com.br/ 
 
Tecnoshow Automotivo
www.feiratecnoshow.com.br
Organização: Reed Exhibitions Alcântara Machado.
 
Salão Internacional do Automóvel
www.salaodoautomovel.com.br
Organização: Reed Exhibitions Alcântara Machado.
R. Bela Cintra, 1200 - 7º andar - Cerqueira Cesar
São Paulo - SP ? Brasil - CEP 01415-001
Telefones: (11) 3060-5000 / 3060-5001
Website: http://www.reedalcantara.com.br

Entidades

ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção
Sede: Rua Guapiaçu, 05 - Vila Clementino - 04024-020 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5586-3199 - Fax:(11) 5581-1164 
E-mail : abendi@abendi.org.br
 
ABNT ? Associação Brasileira de Normas Técnicas
Website : http://www.abnt.org.br
 
IQA - Instituto da Qualidade Automotiva
Endereço : Alameda dos Nhambiquaras, nº 1.509 ? Indianópolis - São Paulo ? SP - CEP: 04090 - 013
Telefone (011) 5533?4545
Fax (11) 5533-8867
E-mail iqa@iqa.org.br
Site www.iqa.org.br

Normas Técnicas

As normas técnicas são documentos de uso voluntário, utilizados como importantes referências para o mercado.
 
As normas técnicas podem estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio.
 
As normas técnicas são publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ? ABNT.
 
Dentre as normas técnicas aplicáveis a atividade identificamos a norma NBR 10004/87 da ABNT, que entre outros pontos, classifica os produtos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que seus resíduos possam ter manuseio e destinação adequados.

Glossário

Absorção - Capacidade de uma superfície absorver determinado produto.
 
Brilho da película - Capacidade de uma película de cera, tinta, verniz ou produto similar, refletir mais ou menos perfeitamente os raios luminosos que sobre ela incidem.
 
Compatibilidade com base de aplicação - Capacidade de uma cera, verniz ou produto similar, para ser aplicado sem que se verifiquem quaisquer alterações inconvenientes, imediatas ou posteriores, entre eles e a base de aplicação.
 
Descoloração - Perda da cor original da tinta. Normalmente produz-se por ação dos raios solares que afetam certos pigmentos orgânicos destruindo-os. A alteração da cor também pode ser devida a causas químicas, por ação direta de ácidos e álcalis sobre a tinta. Quando não se produz ou se demora muito tempo a produzir-se diz-se que a tinta tem boa retenção de cor, ou que é sólida à luz. Pode-se estimar o grau de descoloração que uma tinta sofreu comparando-a com uma parte da superfície que tenha estado protegida da luz solar, ou com uma nova amostra fresca da mesma tinta.
 
Destacamento da película - Separação da película de tinta ou verniz da superfície pintada. As principais causas são a perda de aderência do produto ou a falta de permeabilidade ao vapor de água.
 
Dureza - Resistência de uma película de tinta ao ser riscada ou submergida por um elemento mecânico mais duro que ela.
 
Estabilidade - Capacidade que o produto possui de se manter uniforme na sua aparência e desempenho.
 
Ferrugem - Óxido de ferro, que aparece em substratos ferrosos e que vai destruindo este.
 
Hidrofugar - Aplicar um produto que repele a água.
 
PH - Conceito químico utilizado universalmente para medir o grau de alcalinidade ou acidez de um produto. Cada cor da escala do papel de PH corresponde a um número de 0 a 14. Os líquidos ácidos coram de cor vermelha o papel indicador (PH, de 0 a 7 sendo o ou de maior acidez). Os alcalinos de azul (PH de 7 a 14 sendo o de 14 o de maior alcalinidade). Por sua vez os neutros, como a água pura, (PH 7) não modificarão a cor da tira de papel.
 
Ponto de Inflamação - É uma medida de graus centígrados, e representa a temperatura mínima do líquido, solvente ou tinta, cujos vapores se inflamam ao aproximar-lhes uma chama, em condições determinadas, parecidas às que podem dar-se num incêndio. Como norma geral se considera que as tintas que só levam "white spirit" ou "aguarrás mineral" são pouco inflamáveis e nas etiquetas das latas que as contêm aparece só a advertência "INFLAMÁVEL". Mas as que levam xilol, toluol, acetatos, etc. são bem mais inflamáveis e devem levar bem claro o símbolo gráfico de uma chama.

Dicas de Negócio

Abaixo relacionamos algumas dicas extraídas do site da WGLCar-Tecnologia automotiva  http://www.wglcar.com.br/dicas.php sobre proteção automotiva:
 
A Cera líquida, em geral, é um produto para proporcionar brilho de curta duração sem proteção. Para polimento ou cristalização da pintura com maior proteção e brilho por mais tempo, utiliza-se ceras em pasta, de preferência com protetor UV e que proporcionam brilho espelhado com cristalização em simples aplicações.
 
MANCHAS NA PINTURA:
 
Sobre manchas de Concreto: Quando cair na pintura retire o mais rápido possível antes de secar. Caso já esteja seco, corte um limão ao meio e passe sobre a sujeira de concreto na pintura até notar que desapareceu, assim que retirar tudo, lave bem o local para não deixar resíduo de limão e areia.
 
Sobre manchas de Combustível: Misture óleo de motor virgem com gasolina em uma estopa e esfregue no local. Se a mancha for recente, o resultado será excelente. Depois passe cera de polir no local para realçar o esmalte da pintura.
 
EMBELEZAMENTO E HIDRATAÇÃO EM BANCOS DE COURO:
 
É relevante que seja utilizado produto qualificado e que seja à base de água.
 
Existem alguns produtos no mercado de excelente qualidade, porém é indispensável observar se eles tem ação hidratante para promover a limpeza superficial do couro, deixando um brilho natural sem oleosidade.
 
Evite aplicar no Banco de Couro, Painel e Borrachas do Veículo, produtos que contenham na formação derivados de petróleo como Óleo de silicone, Vaselina, e Silicone Gel.
 
Produtos que contém derivados de petróleo e ação abrasiva, tendem com o tempo a ressecar e causar rachaduras no couro.
 
O Correto é Hidratante a base de água com aditivo de alto brilho natural e que tenha ação de revitalização.
 
Não se devem utilizar produtos como Silicone em Gel, Óleo de silicone, Vaselina, Óleo Johnson, entre outros neste segmento, os quais não são apropriados para esta função, pois acabam causando muita oleosidade e resseca mento.
 
Outras dicas importantes
 
- Oferecer serviços de retirada e entrega do veículo em domicílio: você pega o carro na casa / trabalho do cliente e leva de volta;
- Colocar saquinhos de lixo, sachês de aromas e filhas de papel sobre os tapetes, com propagandas do seu lava-jato a seco.
- Simpatia, respeito e honestidade. Colocar os objetos deixados pelo cliente no interior do veículo em um saco plástico (moedas no console, cd, canetas, etc) entregando-o na retirada.
- Atenção nos detalhes: Serviço bem feito, bem limpo mesmo, por dentro e por fora.
- Não deixe o carro do cliente no sol. pois todo mundo odeia isso.

Caracteristicas

O empreendedor envolvido com atividades relacionadas a lavagem de automóveis a seco deve possuir um perfil que o mantenha na vanguarda do setor. É aconselhável uma auto-análise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características e identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características desejáveis ao empresário desse ramo.
- Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio.
- Pesquisar e observar permanentemente o mercado em que está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio.
- Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias.
- Acompanhar o desempenho dos concorrentes.
- Saber administrar todas as áreas internas da empresa.
- Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos.
- Ter visão clara de onde quer chegar.
- Planejar e acompanhar o desempenho da empresa.
- Ser persistente e não desistir dos seus objetivos.
- Manter o foco definido para a atividade empresarial.
- Ter coragem para assumir riscos calculados.
- Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças.
- Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las.
- Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais.

Bibliografia

Limpeza Porta-a-Porta. Artigo: Instituto Endevor. Disponível em / http://www.endeavor.org.br/wp-content/themes/endeavor/downloads/ar tigos/Limpeza%20porta%20a%20porta.pdf . Acesso em 03 fev. 2010.
 
PEGN - Franquia de lavagem a seco é um bom negócio. Artigo publicado em 25/01/2009. Disponível em http:/ /pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIR333317-5027,00.html. Acesso em 05 fev 2010.
 
SEBRAE ? Oportunidade de Negócio: Lavagem de Veículos a Seco. Cartilha SEBRAE DF ? FEIRA DO EMPREENDEDOR. Disponível em http://www.df.sebrae.com.br/downloads/pdf/oportunidades/28.pd . Acesso em 02 fev. 2010.
 
 
Vídeos Demonstrativos do Processo
 
http://www.youtube.com/watch?v=KSC3wOcFjBE
 
http://www.bestdry.com.br/article/archive/10/default.htm