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Loja de móveis planejados

Maria Angela Soares Lopes

Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Durante muito tempo as mobílias precisavam transportadas com certa freqüência devido aos costumes de antigas civilizações e até mesmo das ricas cortes européias que mudavam de palácios de tempos em tempos. A mobília passou a ser chamada de ?móvel? devido a sua característica ?portátil? inicial.

Os móveis podem ser analisados em diferentes períodos da história, sob quatro ângulos diferentes:

1) Funcionalidade: inicialmente a importância dos móveis se restringia à suas funções práticas: Bancos e cadeiras existiam para sentar; mesas e estantes para apoiar utensílios e objetos; camas, para dormir; armários, para guardar coisas.

2) Status: posteriormente os móveis adquiriram um novo status, se tornaram indicadores de posição social. ?A classe que ocupa alta posição na hierarquia social enfatiza seu papel particular pelos móveis dos ambientes onde vive.? (SILVA, 2006)

3) Tecnologia: o terceiro estágio a ser considerado na história do mobiliário é o aspecto tecnológico. A tecnologia evoluiu e surgiram novas técnicas e materiais para fabricação da mobília. Os últimos sessenta anos evoluíram mais tecnologicamente do que os seis séculos anteriores.

4) Desejo: o quarto aspecto de observação do mobiliário se fundamenta na maneira como os móveis são utilizados e organizados do espaço. Os móveis podem ser utilizados apenas em sua função prática, podem satisfazer desejos como peças decorativas ou podem aliar a função decorativa e prática.

Percebe-se que a evolução do conceito dos móveis evoluiu conforme os valores e cultura da sociedade. Em cada época um aspecto foi valorizado de acordo com o que era importante para as pessoas naquele momento da história. Por fim, vive-se um momento em que todos os aspectos têm igual importância, onde o mercado de móveis oferece opções para todas as necessidades.

Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Loja de Móveis Planejados. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Mercado

Conforme estudo elaborado pelo Sebrae:

De 2004 à 2005 houve decréscimo de 6 ,58% no mercado de móveis brasileiro. Contudo, houve um crescimento de quase 10% no período de 2003 a 2008;

Em 2008 o mercado de móveis alcançou a cifra de 17 bilhões de reais;

A tendência, é que o mercado de móveis cresça como um todo, 8,5% até 2013 em termos de valor de venda.

Ameaças e oportunidades

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário,
para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

Dentre as oportunidades identificadas para este negócio pode-se destacar:

a) Expectativa de crescimento do setor;

b) Tendência de imóveis cada vez menores e adaptados a residências pequenas, gerando aumento de demanda para o mercado

de móveis planejados;

c) As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou a ameaça abaixo listada como sendo a mais significativa:

Concorrência das grandes empresas de varejo oferecendo linhas de móveis modulados  com design diferenciado a preço mais acessível.

Localização

A localização de uma Loja de Móveis Planejados deve ser decidida levando em consideração alguns aspectos, tais como:

a) Adequação aos clientes:
Facilidade de acesso;
Estacionamento;

b) Adequação aos funcionários:
Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;
Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);

c) Aspectos urbanísticos e de infraestrutura:
Segurança da região;
Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);
Local sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;
Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;
Serviços de recolhimento de lixo.

d) Aspectos econômicos financeiros:
Preço de aluguel e qualidade dos imóveis disponíveis;

Alguns locais que podem ser considerados estratégicos:

Proximidade de outras lojas de móveis planejados;
Shoppings especializados em produtos para o lar;

Cuidados na escolha do imóvel:

Antes de assinar um contrato de aluguel ou comprar um imóvel, é essencial verificar qual é a condição do Habite-se (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento). Em algumas áreas, não é permitido funcionamento de atividades comerciais. Além disso, imóveis que têm declaração residencial não devem ser usados para fins comerciais.

Exigências

Para dar início ao processo de abertura da empresa é necessário que se cumpra os seguintes procedimentos:


1) Consulta Comercial

Antes de realizar qualquer procedimento para abertura de uma empresa, o primeiro passo é realizar uma consulta prévia na prefeitura ou administração local. A consulta tem por objetivo verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender. Outro aspecto que precisa ser pesquisado é o endereço. Em algumas cidades, o endereço registrado na prefeitura é diferente do endereço que todos conhecem. Neste caso, é necessário o endereço correto, de acordo com o da prefeitura, para registrar o contrato social, sob pena de ter de refazê-lo.

Órgão responsável:
Prefeitura Municipal;
Secretaria Municipal de Urbanismo.

2) Busca de nome e marca

Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada.

Órgão responsável:
Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

3) Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual

Este passo consiste no registro do contrato social. Verifica-se também, os antecedentes dos sócios ou empresário junto a Receita Federal, através de pesquisas do CPF.

Órgão responsável:
Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples).

4) Solicitação do CNPJ

Órgão responsável:
Receita Federal.

5) Solicitação da Inscrição Estadual

Órgão responsável:
Receita Estadual

6) Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda

O Alvará de licença é o documento que fornece o consentimento para empresa desenvolver as atividades no local pretendido.

Órgão responsável:
Prefeitura Municipal;
Secretaria Municipal da Fazenda.

7) Matrícula no INSS

Órgão responsável:
Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas ? INSS.

Estrutura

A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, sugere-se uma área de 80m?2; para início das atividades.

O espaço deve ser dividido em show room, banheiros (caso a loja não esteja localizada em um shopping), copa, e escritório para realização das atividades administrativas e reuniões.

Sugestão de equipamentos para o show room:
Cozinha planejada;
Dormitório planejado;
Mesas para vendedores;
Cadeiras;
Computadores;
Telefones.

 A Loja de Móveis Planejados pode ser especialista em um determinado cômodo, como por exemplo, cozinha ou dormitório ou ainda, ofertar ambientes planejados para toda residência ou escritório.

Sugestão de equipamentos para o escritório:
Mesa;
Cadeiras;
Computador;
Telefone/fax;
Impressora;
Armários;
Arquivo para documentos.

Sugestão de equipamentos para a copa:
Armário;
Frigobar/geladeira;
Microondas;
Talheres, copos, xícaras e etc.

Como o público desse tipo de empreendimento é diferenciado, torna-se muito importante investir na apresentação da loja.

Revestimentos, pintura, móveis, acessórios e iluminação são componentes importantes para obter uma climatização favorável.
Além disso, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação dos clientes, boa ventilação, as dimensões adequadas aos provadores e banheiro (se for necessário), prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais.

O conceito adotado na arquitetura da loja tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.

Pessoal

Uma Loja de Móveis Planejados precisa de profissionais que exerçam as funções, administrador, projetista, vendedor, montador e ajudante do montador.

Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. Uma Loja de Móveis Planejados pode começar com uma equipe de seis pessoas, desde que os profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento.

Administrador
Capacidade para lidar com imprevistos;
Reconhecer e definir problemas,
Atuar preventivamente;
Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
Ter conhecimento de gestão empresarial;
Habilidade de relacionamentos;
Habilidade para negociar;
Próatividade;
Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Disciplina.

Projetista
Boa visão espacial;
Capacidade de comunicação;
Habilidade manual;
Raciocínio espacial desenvolvido;
Senso estético;
Concentração e atenção a detalhes.
Criatividade, para realizar um trabalho de qualidade e atender satisfatoriamente às necessidades do cliente.
Capacidade para trabalhar em equipe.

Vendedor(a)
Boa dicção;
Conhecimento do ramo;
Conhecimento técnico dos produtos;
Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
Capacidade para trabalhar em equipe;
Capacidade de comunicação;
Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.

Montador
Primazia pelo acabamento;
Pró -atividade;
Capacidade de resolver problemas;
Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
Capacidade de comunicação;
Habilidade para interpretar manuais.

Ajudante do Montador
Força física;
Capacidade para trabalhar e equipe;
Cortesia e educação para com os clientes e colegas

A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.

Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.

Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:

recrutamento e seleção,
treinamento de novos funcionários,
custos com demissões.

Equipamentos

Para estruturar a empresa serão necessários os seguintes equipamentos:

Sugestão de equipamentos para o show room:

1 cozinha planejadaR$ 5.000,00;
1 dormitório planejado ? R$ 4.000,00;
2 Mesas para vendedores/projetista ? R$ 1.000,00;6 Cadeiras ? R$ 1200,00;
2 Computadores ? R$ 3.000,00;
2 Telefones ? R$ 80,00.

Outros ambientes planejados podem estar disponíveis no show room, considerando a opção de especialização ou diversidade oferecida pela Loja de Móveis Planejados.

Sugestão de equipamentos para o escritório:

1 Mesa? R$ 600,00
3 Cadeiras; - R$ 600,00;
1 Computador - R$ 1.500,00;;
1 Telefone/ fax - R$ 400,00;
1 Impressora   - R$ 400,00;
2 Armários  - R$ 1000,00;
1 Arquivo para documentos - R$ 400,00.

Sugestão de equipamentos para a copa:

1 Armário ? R$ 500,00;
1 Frigobar/geladeira ? R$ 600,00;
1 Microondas ? R$ 300,00;
Talheres, copos, xícaras e etc.  ? R$ 200,00

O mercado de equipamentos eletrônicos usados pode ser interessante para quem está começando. Porém, alguns cuidados devem der tomados ao comprar máquinas e equipamentos usados:

Dar preferência a equipamentos que estejam em uso;
Pedir a um especialista para avaliar as condições do equipamento antes de comprá- lo;
Solicitar os manuais de operação e manutenção;

O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a empresa está instalada.
Além dos equipamentos citados, será necessário adquirir um veículo ou terceirizar o serviço de frete para realização do serviço de instalação dos móveis. Bancos e financeiras oferecem financiamentos exclusivos com taxas diferenciadas de financiamento para pessoa jurídica. É importante a realização de uma pesquisa para se informar sobre as melhores taxas praticadas no mercado e também verificar o custo/benefício de um veículo ?zero?, semi-novo.

Fornecedores de equipamentos e tecnologia para montagem da loja.: 

CTIS
Tel: 0800 723-2847
http://www.ctis.com.br

Tok Stok
Tel: 0800 70 10 161
Site: http://www.tokstok.com.br

Ponto Frio
Site: http://www.pontofrio.com.br/

*Os fornecedores do Show Room são os fornecedores de produtos.

Matéria Prima

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

Os principais produtos fornecidos por uma Loja de Móveis Planejados são:

Cozinhas planejadas (armários);
Home Theaters (estantes e racks);
Dormitórios (camas, estantes, escrivaninhas e guarda roupas);
Closets;
Banheiros (armários);
Home Offices (mesas, estantes e armários).

Fornecedores

Existem algumas opções de fornecimento de produtos para uma Loja de Móveis Planejados:

1) Fábrica própria: a Loja de Móveis Planejados tem sua própria fábrica de móveis.

2) Revenda de Multi marcas: Nesse caso a loja faz um contrato cada fábrica. Esse contrato permite que a loja faça a revenda de produtos. O nome da loja é desvinculado da marca. *Muitas marcas consolidadas no mercado estão optando por não fornecer seus produtos e serviços para lojas multimarcas devido a problemas com a imagem.

3) Autorizada de uma marca: Nesse caso a loja faz um contrato com a fábrica. Esse contrato permite que a loja use o nome ou marca da fábrica e faça a revenda de produtos. A fábrica faz algumas solicitações, quanto ao número de funcionários, localizaçãoda loja e espaço mínimo, por exemplo. A loja fica obrigada, por contrato, revender apenas os produtos daquela fábrica. O sistema não chega a ser um franchising, pois não existe o pagamento de royaltes ou taxa de propaganda, mas os donos da marca verificam periodicamente fatores como, atendimento ao cliente, gestão administrativa e financeira visando evitar problemas com o nome da marca no mercado.

4) Franquia: Similar ao contrato da Autorizada, entretanto no sistema de franquia é preciso pagar royalties, taxa de propaganda e outras taxas conforme o contrato exigir. Além da licença de uso de marca, o franqueador repassa know how operacional a toda a sua rede, prestando serviços de assessoria e acompanhando de perto o dia-a-dia das operações dos franqueados.

Antes de escolher o(s) fornecedor(es) é necessário verificar se o(s) fornecedor(es) em questão cumprem os prazos de entrega, se o material que utilizam é de qualidade, se os preços praticados são competitivos (considerando-se o público alvo e concorrência instalada). Os prazos de entrega praticados pelos fornecedores variam de 30 a 60 dias.

Fornecedores para Autorizadas:

Celmar
Site: http://www.celmarmovei s.com.br/AutorizadaForm.aspx

CLOSET & CIA
Av. das Monções - 361 -
Itaqui - Porto Feliz - SP
Cep: 18540000
Tel: (15) 3261-9261
http://www.closetcia.c om.br/seja-um-revendedor.asp

Dellano
Site: http://www.dellan no.com.br/#/Tenha_uma_Loja_Autorizada/
Unicasa Ind. de Móveis S/A
Rod. RSC 470, KM212, 930
Bento Gonçalves - RS
Caixa Postal: 2505
Tel.: (54)3455-444
http://www.favoritamodulad os.com.br/contato#10

Fornecedores Franquias

Móveis Cenci Ltda
Tel: (54) 3458.1313
E-mail: moveiscenci@italnet.com.br
Site: http://www.moveiscenci.com.b r/franqueado.php

Mr Closet
http://www.mrcloset.com/

Processos Produtivos

1. Verificar necessidade do cliente
2. Atendimento ao cliente/elaboração de orçamento
3. Apresentação do projeto
4. Aprovação do projeto
5. Visita técnica
6. Elaboração do projeto executivo
7. Envio do pedido para fábrica
8. Recebimento do pedido9. Agendamento da instalação
10. Entrega para o cliente

Verificar necessidade do cliente
O cliente chega à loja com um projeto de um ambiente (sala, cozinha, dormitório, banheiro, escritório, etc) pronto ou solicita um projeto.  Normalmente o  projeto não é cobrado.

Atendimento ao cliente/elaboração de orçamento
O cliente solicita orçamento. O vendedor verifica se o cliente já tem o projeto do ambiente. Se o cliente não possuir um projeto, o vendedor marca uma visita para verificar as medidas e elabora um projeto. Com base no projeto, elabora-se um orçamento.

Apresentação do projeto/orçamento
O vendedor apresenta o orçamento para o cliente. Nessa etapa ocorrem eventuais ajustes no projeto, as negociações de preço, prazo e forma de pagamento.

Aprovação do projeto
O cliente aprova o projeto e faz o pagamento.

Visita técnica
O projetista visita o ambiente onde será instalado o projeto, para fazer a verificação das medidas, independentemente do projeto ter sido elaborado pela loja.

Elaboração do projeto executivo
O projetista elabora um projeto executivo (projeto final com todas as medidas e detalhes conferidos pelo projetista) que deverá ser assinado pelo cliente.

Envio do pedido para fábrica
O projeto executivo é enviado para a fábrica.

Recebimento do pedido
No ato do recebimento das peças é necessário que se faça a verificação observando se o número de peças está correto, se não houve nenhuma avaria no transporte e etc.

Agendamento da instalação
O vendedor liga para o cliente e agenda o melhor dia e horário para  montagem /instalação das peças . É muitíssimo importante que a instalação seja realizada dentro do prazo acordado com o cliente. Esse pode ser um ponto de diferenciação entre a Loja de Móveis Planejados e seus concorrentes.

Entrega para o cliente
O cliente recebe o produto.

Automação

Do Serviço

A automação do serviço Lojas de Móveis Planejados consiste na etapa em que os projetos dos ambientes são elaborados em softwares próprios para essa finalidade.

Os softwares permitem entre outras coisas:

Simulação do Ambiente;
Projeto Rápido em 2D e 3D;
Geração da Documentação Técnica;
Geração de orçamentos.

Na administração

A gestão do negócio pode ser automatizada. Existem vários softwares no mercado que possibilitam a automação da gestão de empresas. Entretanto, o mais indicado é que o empresário invista em softwares específicos para o ramo de negócio da empresa para permitir a gestão eficiente do negócio. Dentre os benefícios que um software de gestão pode oferecer, pode-se citar alguns.

Controle de clientes com gerenciamento de relacionamento CRM (Customer Relationship Manager);
Envio de e-mail direto e personalizado para comunicação com os clientes;
Contas a pagar;
Controle de despesas;
Contas a receber;
Controle bancário (taxas, tarifas, cheques já compensados, etc);
Fluxo de caixa.

Alguns Fornecedores:

Acre:
Infocenter Informática
Av. Rodrigues Alves, 60 1º Piso Sala 2 - Centro
Cruzeiro do Sul - AC - Brasil
Tel.: (68) 3322-5121
Skype: infocenter.czs
jonasamado@gmail.com

Bahia:
P&G Informática
Rua Sérgio de Carvalho, 650 1ºandar - Vasco da Gama
Salvador - BA - Brasil
Tel.: (71) 3334-2400
Skype: pginfo
eden@pginfo.com.br

Namastê CRS
Salvador - BA
Tel.: (71) 3248.7983 / (71) 9112.2590
E-mail: salvador@promob.com

Rio de Janeiro
Hime System
Rio de Janeiro - RJ
Telefones: (21) 2548-3508, 2236-6407, 9617-6886
http://www.hime.com.br

Rio Grande do Sul
Procad Softwares
Rua dos Cinamomos, 517
Cinquentenario
Caxias do Sul - RS
Cep: 95012-140
Tel.:(54) 3209.9200
E-mail: promob@promob.com
Site: www.procad.net

São Paulo
Ampla Sistemas e Comércio Ltda
Storecare - Software para automação comercial de varejo
Rua Roma, 620. Lapa
São Paulo - SP
Telefone: (11) 3864-6556 Fax : (11) 3864-8212
eMail: comercial@amplasistemas.com.br< BR>http://www.ampl asistemas.com.br/html/nossosprodutos.shtml

Procad
Top Tower Offices - Torre Norte
Rua Vergueiro, 1353 - sala 1208
Vila Mariana
São Paulo ? SP
CEP: 04101-000
Tel.: (11) 2695.2725 / (11) 2618.2356
E-mail: saopaulo@promob.com

Tocantins:
TonerPrint e Soluções
Av. Prefeito Joao de Souza Lima, 79 - Centro
Araguaína - TO - Brasil
Tel.: (63) 3414-0673
Skype: robson_batista_dos_santos
robson_santos22@hotmail.com

Estados Unidos
Virginia:
Pinogy Corporation PO Box 5115
Herndon, VA 20172
877-360PET1
sales@360PET.com

Canal de Distribuição

O principal canal de distribuição de uma Loja de Móveis Planejados é a venda direta, no qual o cliente faz o contato pessoalmente ou por telefone solicitando um orçamento. Citar outros canais de distribuição.
Independentemente do canal de distribuição adotado, o sucesso de um negócio depende, principalmente, da capacidade de percepção de oportunidade do empreendedor e da sua agilidade para adaptar seus canais de distribuição, aproveitando tendências e criando novas formas de fazer sua empresa ser conhecida por seus clientes.

Investimentos


O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio, como por exemplo:

Decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado;
Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para o funcionamento do negócio;
Avaliar o custo benefício de comprar equipamentos usados.

Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, ?o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio? (DOLABELA, 1999, p.17).
Considerando uma Loja de Móveis Planejados instalada em uma área de 80m?2;, é necessário um investimento inicial estimado em R$ 75.696,00 (setenta e cinco mil e seiscentos e noventa e seis reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:

Equipamentos: R$ 12.080,00
Show Room: R$ 36.000,00
Decoração: R$ 5.000,00
Reforma: R$ 10.000,00
Capital de Giro: R$ 12.616,00

Capital de Giro

Custos

Os custos indicam as despesas (gastos) de um negócio. Podem ser fixos, que independem do faturamento, ou seja, aluguel, salários, gastos com contador, água, luz, telefone, internet. Ou podem ser variáveis, que estão relacionados à quantidade de serviço prestado no mês, como por exemplo: impostos, aquisição de produtos e comissões.

Algumas providências podem ser tomadas que ajudem a diminuir o valor dos custos fixos, como por exemplo:

Optar por planos de telefone com custos mais baixos;
Evitar gastos e despesas desnecessários;
E outras ações de acordo com a realidade de cada empreendimento.

Os custos para manter uma Loja de Móveis Planejados devem ser estimados considerando os itens a seguir:

Pró labore: R$ 2.000,00
Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 8.000,00;
Luz, telefone e acesso a internet: R$ 500,00;
Produtos para higiene e limpeza: R$ 80,00;
Recursos para manutenções e correções: R$ 200,00;
Assessoria contábil: R$ 550,00;
Propaganda e publicidade da empresa: R$ 3.000,00
Salários e comissões: R$ 11.700,00
Aquisição de Produtos: R$ 16.000,00
Aluguel: R$ 8.000,00

É essencial que se faça uma análise criteriosa de todas as despesas, buscando formas de minimizá-las sem prejudicar a qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos pela Loja de Móveis Planejados.

Como agregar valor

Para manter-se competitivo um negócio precisa oferecer diferenciais que o torne mais atrativo que seus concorrentes. Agregar valor é oferecer o inesperado ao cliente; ir além da obrigação; oferecer mais e melhor e o que ninguém ainda ofereceu.

Nesse ramo, existem algumas possibilidades de agregar valor, dependendo apenas da iniciativa e criatividade do empreendedor como, por exemplo:

Buscar fornecedor(es) que ofereçam maior variedade de acabamentos; que pratiquem menores prazos de entrega; que ofereçam garantia estendida nos produtos;
Oferecer outros tipos de produtos que estejam relacionados ao negócio, como por exemplo, colchões ou objetos decorativos;
Oferecer a consultoria de um arquiteto;

A qualidade no atendimento ao cliente é um aspecto importante que deve ser observado. Entregas no prazo, serviços feitos com qualidade, escuta atenciosa e diálogo de compromisso influenciam muito na satisfação dos clientes. Ao oferecer um atendimento de qualidade, a empresa cria um diferencial, constrói um relacionamento de confiança e torna desvantajosa a migração do cliente para um concorrente.

Divulgação

Como diz o ditado popular, ?a propaganda é a alma do negócio?. Por meio da propaganda o empreendedor dará destaque ao seu estabelecimento no mercado. 

É possível a utilização de formas simples e baratas de divulgação. Com criatividade pode-se e buscar alternativas que atraiam os clientes. Entre as alternativas que demandam menos investimento pode-se citar:

Utilização de mala direta com dicas de decoração e organização para os clientes;
Anúncio em páginas especializadas nos jornais;
Site na Internet com informações básicas sobre a Loja de Móveis Planejados;
Divulgação em imobiliárias;
Parceria com construtoras: Projetos para apartamentos decorados como vitrine da Loja de Móveis Planejados;
Parcerias com arquitetos;
Cartões de visita.

O bom atendimento aliado a qualidade dos produtos é receita de sucesso para qualquer Loja de Móveis Planejados. Clientes satisfeitos tendem a comentar com outras pessoas e não existe melhor propaganda que a tradicional ?boca-a-boca?, barata e eficiente.

Informaçes Legais

Eventos

Os cursos, feiras e eventos de negócios são oportunidades para o empreendedor realizar e fechar parcerias, fazer contatos e manter-se atualizado sobre as novidades do mundo da moda:

A seguir uma relação de alguns eventos do setor:

ABIMAD - Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração
Evento: Duas vezes por ano
Local: São Paulo
Site: http://www.abimad.com.br

Feira Internacional de Móveis de Bruxelas
Evento: Anual
Local Bruxelas, Bélgica
Site: http://www.furniturefairbrussels.b e/en

Index Dubai
Evento: Anual
Local: Emirados árabes Unidos, Dubai
Site: http://www.indexexhibition.com

Móvel Brasil
Evento: Bienal
Local: São bento do Sul
Site: http://www.movelbrasil.com.br/

Salão Abimóvel ? Salão Internacional de vendas e Exportação de Móveis
Evento: Bienal
Local: São Paulo
Site: http://www.salaoabimovel.com.br/

Sife Show - Feira Internacional de Móveis de Shenzhen
Evento: Anual
Local: China, Shenzhen
Site: http://www.chinafurnitureexpo.com< /P>

Total Home &Gift Market
Evento: Duas vezes ao ano, (Janeiro e Março)
Local: Dallas, EUA
Site: http://dallasmarketc enter.com/buyers/giftmarket.aspx

Entidades

A Loja de Móveis Planejados relaciona-se com um conjunto de entidades, que desempenham diversos papéis auxiliares ao negócio.

A seguir destacam-se algumas entidades com as quais o empresário deste ramo poderá desenvolver algum tipo de relacionamento:

FECOMERCIO - DF Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal
SCS Qd 02 Bloco D nº 03 Ed Oscar Niemeyer 9º Andar
Telefone: (61) 3039-4224 - Fax: (61) 3321-1973
Site: www.portal.fecomerciodf.com.br

FECOMERCIO ? MG. Federação do Comércio de Minas Gerais-
Rua Curitiba, 561 ? Centro
Belo horizonte ? MG
Telefone: (31) 3270-3300 - Fax: (31) 3270-3337
Site: www.fecomerciomg.org.br/

FECOMERCIO ? RJ. Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro
Rua Marquês de Abrantes, 99 ? Flamengo
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 3138-1010 ? Fax: (21)3138-1559

FECOMERCIO ? SP. Federação do Comércio do Estado de São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista
São Paulo - SP
Telefone: 55 (11) 32541700

SEBRAE ? Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Unidade do SEBRAE mais próxima acesse: www.sebrae.com.br/atendimento
Tel.:0800 570 0800

SINAENCO - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
R. Marquês de Itu, nº 70, 3º andar
São Paulo ? SP
CEP: 01223-000
Tel: (11) 3123-9200
Fax: (11) 3120-3629
E-mail: sinaenco@sinaenco.com.br
Site: http://www.sinaenco.com.br/default .asp

Normas Técnicas

 As normas técnicas são documentos de uso voluntário, sendo importantes referências para o mercado. As normas técnicas podem estabelecer quesitos de qualidade, desempenho, de segurança. Não obstante, pode estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar, classificações ou terminologias e glossários. Definir a maneira de medir ou determinar as características, como métodos de ensaio. As Normas técnicas são publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas).
As normas técnicas relacionadas abaixo são aplicáveis ao negócio

ABNT NBR 13961:2010 Móveis para escritório - Armários

ABNT NBR 13967:2009 Móveis para escritório - Sistemas de estação de trabalho - Classificação e métodos de ensaio

ABNT NBR 13966:2008 Móveis para escritório - Mesas - Classificação e características físicas dimensionais e requisitos e métodos de ensaio

ABNT NBR 14535:2008 Movéis de madeira - Requisitos e ensaio para superfície pintadas

ABNT NBR 15141:2008 Móveis para escritório - Divisória modular tipo piso-teto

ABNT NBR 15485:2007 Mobiliário - Acessórios aramados - Requisitos e métodos de ensaio

ABNT NBR 13962:2006 Móveis para escritório - Cadeiras - Requisitos e métodos de ensaio

ABNT NBR 14033:2005 Móveis para cozinha

ABNT NBR 13964:2003 Móveis para escritório - Divisória tipo painel

ABNT NBR 14042:1998 Móveis - Ferragens e acessórios - Conectores

ABNT NBR 14043:1998 Móveis - Ferragens e acessórios - Dobradiças

ABNT NBR 14044:1998 Móveis - Ferragens e acessórios - Corrediças

ABNT NBR 14045:1998 Móveis - Ferragens e acessórios - Dispositivos de fechamento e limitadores de movimento

ABNT NBR 14046:1998 Móveis - Ferragens e acessórios - Niveladores

ABNT NBR 14047:1998 Móveis - Ferragens e acessórios - Suportes

ABNT NBR 14048:1998 Móveis - Ferragens e acessórios - Puxadores e espelhos e guias para guias chaves

ABNT NBR 14049:1998 Móveis - Ferragens e acessórios Rodízios e suportes para pé

ABNT NBR 13960:1997 Móveis para escritório - Terminologia

ABNT NBR 12743:1992 Móveis- Classificação

ABNT NBR 12666:1992 Móveis - Terminologia

Glossário

Franchising ? é uma estratégia de venda e de distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados. (Andre Friedheim)
Home Theaters - também conhecido como home cinema ou cinema em casa. (Wikipédia)
Know How ? é utilizado para designar uma técnica, um conhecimento ou uma capacidade desenvolvida por uma organização ou por uma pessoa.
Royalties ? Percentual do lucro pago pelo franqueado ao franqueador.
Show Room ? É um espaço amplo utilizado para expor produtos à venda.

Dicas de Negócio

Dicas importantes para quem pensa em abrir uma Loja de Móveis Planejados:

Verificar os preços praticados pelos concorrentes;
Estabelecer uma excelente relação com os clientes;
Ter paciência e disciplina: A consolidação de uma empresa no mercado exige tempo;
Investir em um excelente montador, não adianta ter um bom produto se a montagem não for feita com qualidade;
Apesar de ser obrigação de qualquer empreendimento cumprir os prazos acordados com os clientes, é muito comum ocorrerem atrasos nesse tipo de negócio. É muito importante cumprir os prazos para manter o cliente satisfeito.

Caracteristicas

Conforme Dolabella, (1999, p.70), um empreendedor ?saberá aprender o que for necessário para a criação, desenvolvimento e realização de sua visão?. Considerando-se esta afirmativa, percebe-se que a característica mais importante para um empreendedor, em qualquer área que deseje atuar, é estar disposto a aprender. Para abrir uma Loja de Móveis Planejados o interessado deverá se concentrar em desenvolver algumas características específicas, caso não as tenha. Dentre elas destacam-se:

Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio;
Pesquisar e observar permanentemente o mercado onde está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio;
Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;
Acompanhar o desempenho dos concorrentes;
Saber negociar para manter clientes satisfeitos;
Ter visão clara de onde quer chegar;
Planejar e acompanhar o desempenho da Loja de Móveis Planejados;
Ser persistente e não desistir dos seus objetivos;
Manter o foco definido para a atividade empresarial;
Ter coragem para assumir riscos calculados;
Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;
Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las;
Ouvir os clientes e identificar oportunidades de criar novos serviços deve ser tarefa permanente do empreendedor.

Bibliografia

DOLABELLA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo. Cultura Editores Associados, 1999.

Referências Eletrônicas 

ANDRADE, Iuri. Setor moveleiro terá mais pontos de venda. Disponível em: <http://mercadoaoseualcance.wordpress.com/201 0/01/26/tendencias-do-mercado-brasileiro-para-o-setor-de-moveis/>. Aceso em: Fevereiro/2011.

ARRUDA, Guilherme. Produção de móveis planejados aumenta 10% até agosto. Gazeta Mercantil. Caderno C. Caxias do Sul, 04 setembro 2008 Disponível em: <http://www.cgimoveis.com.br/economia/producao-de-moveis-planejad os-aumenta-10-ate-agosto>. Acesso em: Fevereiro/2011

BREVE história dos móveis. Autor desconhecido. Disponível em: <http://www.ettoredesign.com.br/index.php?option=com_con tent&task=view&id=28&Itemid=44 >. Acesso em: Fevereiro /2011

FRIEDHEIM, Andre. Os termos de Franchising mais utilizados por quem é desse ramo. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.co m.br/site/content/interna/index.asp?codA=15&codAf=19&codC=7&origem=a rtigos>. Acesso em: Fevereiro/2011.

CRESCE mercado de móveis planejados em Belo Horizonte. Jornal do Comércio. Belo Horizonte, sem data. Autor desconhecido. Disponível em: <http://www.fiemg.org.br/Default.aspx?tabid=1564&mid=3 650&newsType=Detail&Param=3171 >. Acesso em: Fevereiro /2011

MORALES, Débora. Mercado mundial de móveis pode crescer cerca de 5% até 2011. O comercio moveleiro mundial deve retomar o crescimento atingindo um montante, 94 bilhões em 2010 e 98 bilhões em 2011. Disponível em: <http://www .sebrae-sc.com.br/noticias/default.asp?materia=18688>. Acesso em: Fevereiro /2011

MÓVEL planejado conquista o mercado. Artigo surge como alternativa aos móveis sob medida e aos de linha. Autor desconhecido. Disponível em: <http://ww w.construcaoecia.com.br/conteudo.asp?ed=21&cont=83>. Acesso em: Fevereiro / 2011