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Serviços de massagem

Paulo Henrique de Souza Carvalho

Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

A massagem, ?É a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações, para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade?.

Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de ?Terapia de Massagem Terapêutica?.

A massagem no Ocidente, era muito popular na Grécia e na Roma antiga, sendo praticamente banida na idade média, devido a dogmas religiosos, que viam toda forma de atividade corporal como algo pecaminoso, entretanto, a massagem e seus benefícios, não deixou de ser reconhecida e praticada pelos asiáticos, japoneses, indianos e principalmente os chineses, que a desenvolveram e incluíram como técnica na medicina folclórica desde 1.800 a C.

Os tipos clássicos de massagem se dividem em dois grandes grupos, as realizadas com ?oleos? e as ?secas?. Atualmente, além da massagem clássica e/ou terapêutica, existem diversos tipos, tais como: Shiatsu, Drenagem Linfatica, Do-in, Anma, entre outras.

A massagem chamada no Brasil de clássica/terapêutica, conhecida também como sueca, em razão de ter sido desenvolvida no século XIX por, Per Henrik Ling, na Suécia, é a mais aplicada e difundida, em função do conhecimento e domínio de sua técnica e dos seus benefícios, sendo os principais:
lívio da dor;
Facilitação da atividade e relaxamento muscular;
Alivio e/ou diminuição do stress;
Aumento da circulação sangüínea e linfática;
Estimulação do processo de cicatrização;
Aumento dos movimentos das articulações;

Em função do ritmo da vida moderna, atualmente a massagem terapêutica se tornou uma grande aliada no combate ao stress, estando cada vez mais presente no hábito das pessoas, que buscam uma melhor qualidade de vida, inclusive sendo incorporada pelas grandes empresas e oferecida, em alguns casos, no próprio local de trabalho, como forma de aliviar a tensões diárias e evitar doenças ou afastamentos em decorrência dos fatores relacionados ao stress.

A massagem é oferecida normalmente em clínicas médicas, de estética e de relaxamento, também chamadas de Spas, bem como por profissionais liberais e terapeutas, devidamente habilitados para exercerem a profissão.

Desta forma, o empreendedor interessado em oferecer estes serviços deve estar devidamente habilitado ou então ser conhecedor das práticas a serem oferecidas e estar associado com pessoas capacitadas para a execução dos serviços a serem oferecidos.

Este documento não substitui um plano de negócio. Para elaborá- lo procure o Sebrae.

Mercado

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ? Abihpec-o mercado de beleza cresceu cinco vezes, alcançando, em 2010, faturamento de R$ 27,3 bilhões. A estimativa de crescimento para 2011 é ainda maior em 2011 em torno de 30%, segundo especialistas do setor.
 
Os grandes motivadores de tal crescimento, segundo a Abihpec, foram o desenvolvimento da indústria, a participação crescente da mulher no mercado de trabalho e a utilização de tecnologia de ponta, com o consequente aumento da produtividade.
 
Além disso, também pode-se considerar a democratização do consumo e do maior acesso a produtos e serviços pelas classes D e E - ressalta o presidente da Abihpec, João Carlos Basilio.
 
O Brasil já ocupa a terceira posição no mercado de beleza do mundo atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, tal fato reflete no mercado aumentando o número de vagas de trabalho e impulsionando profissionais de diferentes segmentos, como laboratórios, clínicas de estética e salões de cabeleireiro, a buscarem maior qualificação, inclusive no exterior.
 
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa.
 
Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
 
Oportunidades:
- Número crescente de mulheres no mercado de trabalho, principal público dos Serviços de Massagem;
- Grande potencial brasileiro para o mercado de beleza.
 
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou a ameaça abaixo listada como sendo a mais significativa:
 
Ameaça:
- Excesso de concorrência, inclusive a concorrência informal.

Localização

A localização do empreendimento deve estar alinhada com o público que se deseja atingir. Caso o objetivo seja atender o público em geral, o local para instalação do consultório/clinica deve ser de preferência em regiões de grande concentração de residências, escritórios ou estabelecimentos comerciais.

Caso o empreendedor deseje atingir um público mais especifico, tais como pacientes de hospitais, clínicas, portadores de necessidades especiais, portadores de paralisias, entre outros, a instalação do consultório/ clínica deve ser de preferência próxima a hospitais, clínicas e centros médicos.

Um fator preponderante para instalação do consultório/clínica, seja para qualquer tipo de público, é observar se o local e a vizinhança são barulhentos, fato que tende a dificultar a realização adequada dos procedimentos da massagem, que exige um ambiente silencioso, relaxante e agradável.

O empreendimento também deverá estar localizado em regiões de fácil acesso, para os clientes, bem como para que o empreendedor possa se deslocar facilmente, pois muitos clientes preferem ser atendidos em seu domicílio ou no local de trabalho, inclusive em hotéis onde se encontram hospedados.

Anteriormente à definição do local de instalação, procure verificar os seguintes aspectos:

I) Se o imóvel atende as exigências legais para sua instalação;
II)Se o local é compatível para receber suas instalações e permite atender o público adequadamente;
III) Se o imóvel está legalizado junto aos órgãos públicos estaduais e/ou municipal.

 

Exigências

Para dar início ao processo de abertura da empresa é necessário que se cumpra os seguintes procedimentos:
 
1) Consulta Comercial 
Antes de realizar qualquer procedimento para abertura de uma empresa, o primeiro passo é realizar uma consulta prévia na prefeitura ou administração local. A consulta tem por objetivo verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender. Outro aspecto que precisa ser pesquisado é o endereço. Em algumas cidades, o endereço registrado na prefeitura é diferente do endereço que todos conhecem. Neste caso, é necessário o endereço correto, de acordo com o da prefeitura, para registrar o contrato social, sob pena de ter de refazê-lo.
Órgão responsável:
- Prefeitura Municipal;
- Secretaria Municipal de Urbanismo.
 
2) Busca de nome e marca.
Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada. 
 
Órgão responsável:
- Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
 
3) Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual 
Este passo consiste no registro do contrato social. Verifica-se também, os antecedentes dos sócios ou do empresário junto a Receita Federal, através de pesquisas do CPF. 
 
Órgão responsável:
- Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples).
 
4) Solicitação do CNPJ 
 
Órgão responsável:
- Receita Federal.
 
5) Solicitação da Inscrição Estadual
 
Órgão responsável:
- Receita Estadual
 
6) Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda 
O Alvará de licença é o documento que fornece o consentimento para empresa desenvolver as atividades no local pretendido. 
 
Órgão responsável:
- Prefeitura Municipal;
- Secretaria Municipal da Fazenda.
 
7) Matrícula no INSS
 
Órgão responsável:
- Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas ? INSS.
 
8) Certidão de Uso do Solo. 
Tal documento deve ser solicitado à prefeitura do município em que o empreendimento pretende instalar-se. A solicitação da certidão deve ser instruída de documentos básicos como planta de localização georreferenciada, termo de uso pretendido, etc. Cabe destacar que os procedimentos para a solicitação de certidão de uso do solo variam conforme município.
 
 Órgão responsável:
- Prefeitura Municipal;

O empreendedor poderá contratar um Contador para regularizar e/ou legalizar a empresa junto aos órgãos públicos.
 
Legislação Especifica para a atividade exercida:
 
1. Lei 3.968/61. - Dispõe sobre o exercício da profissão de massagista e dá outras providencias;
2. Decreto Lei nº 4.113/42 - Regula a propaganda de massagistas e outras relacionadas à área da saúde;
3. Código de Defesa do Consumidor - Consultar o PROCON para adequar seus serviços às especificações do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11/09/1990).
O Sebrae local, poderá ser consultado para orientação.
 

Estrutura

A estrutura deverá ser adequada ao perfil do serviço ofertado, bem como ao tipo do empreendimento. A estrutura básica inicialmente não exige grandes investimentos, uma vez que as instalações e equipamentos utilizados são simples e não requerem grandes espaços e nem adaptações especiais para os equipamentos.

Salas com espaço para recepção e banheiros, com estrutura mínima entre 45m2 a 60m2, que permitam a instalação de camas e cadeiras para as massagens, móveis auxiliares para acomodar os produtos utilizados nas sessões (óleos e cremes), já permitem um atendimento adequado à clientela.

A iluminação e as cores da pintura, utilizadas no ambiente, devem ser serenas e agradáveis, proporcionando tranqüilidade tanto ao paciente quanto ao massagista. As instalações deverão contar também, com climatização e som ambiente e/ou aparelhos de som, visando auxiliar e contribuir para o total relaxamento do cliente.

É interessante que o consultório/clínica possua estacionamento próprio ou tenha um próximo, pois este diferencial tende a ser decisivo no que se refere à escolha pelos serviços prestados pela empresa e em função do tipo da clientela, que normalmente se desloca de automóvel.

O empreendedor preferencialmente deverá ter um veículo, à disposição da empresa, como diferencial no atendimento, para seu deslocamento ou de seus massagistas, em função de vários atendimentos aos clientes, serem realizados fora do ponto comercial / estabelecimento.

Pessoal

A quantidade de colaboradores está relacionada principalmente com a demanda no atendimento e estrutura do negócio. A contratação de mão-de-obra especializada e qualificada é de suma importância para garantir a satisfação dos clientes, bem como o sucesso e crescimento do negócio.
 
O empreendedor deverá ser criterioso na seleção dos profissionais, por se tratar de atividade que envolve um relacionamento muito próximo entre o profissional e o cliente. A constante atualização, aperfeiçoamento e aprendizagem de novos métodos e técnicas dos colaboradores e do empreendedor, atuam como diferencial no mercado, atraindo novos clientes e mantendo a fidelidade dos já conquistados.
 
Como estimativa para a operação básica de uma clínica de massagem e/ou consultório, considera-se a necessidade inicial de um ou dois funcionários habilitados e treinados para a realização das massagens, e uma recepcionista/secretária, além da presença em tempo integral do empresário.
 
Características desejáveis aos profissionais do consultório/clínica:
 
Recepcionista/secretária
atenção a detalhes
fluência verbal
boa dicção
boa aparência
capacidade de concentração
capacidade de lidar com o público
capacidade de organização
metodologia
dinamismo
determinação
conhecimento de assuntos gerais
saber trabalhar sob pressão
saber administrar bem o tempo
bom humor
paciência
confiabilidade
responsabilidade
 
Massagista/esteticista
responsabilidade
atualização constante de novas tecnologias e métodos através de especializações
boa comunicação
boa coordenação motora
boa disposição física
boa visão
autocontrole
atenção a detalhes
agilidade
flexibilidade
ética profissional
concentração
postura profissional
desejo de ajudar
disciplina
habilidade manual
interesse pelo corpo humano
método
paciência
 
A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada região e categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
recrutamento e seleção,
treinamento de novos funcionários,
custos com demissões.
 
O empreendedor poderá contar também com profissionais terceirizados (free lancers). O freelancer é um profissional que trabalha de forma independente sem vínculo empregatício com as empresas nas quais presta seus serviços e  deverá seguir todas as normas, padrões de qualidade e de atendimento praticados e aplicados pela empresa.

Equipamentos

Os equipamentos básicos utilizados em uma clínica de massagem são:
 
Macas de massagem;
Colchões especiais;
Cadeiras especiais para massagem;
Cadeiras para Alongamentos;
Massageadores;
Equipamentos próprios para aplicação de massagens;
Ar Condicionado;
Equipamento de som.
 
Além dos equipamentos operacionais, existem os administrativos e para recepção, sendo: Telefone, Fax, Microcomputador, Impressora, entre outros, para a devida organização administrativa e financeira da empresa.
 
Fornecedores de equipamentos:
 
Beltex Massage Table
R. Manoel Pereira, 81 ? Parte A Posse
Petrópolis - RJ
CEP: 25.770-290
E-mail: consulta@beltex.com.br
Tel.: (024) 2259-1796
http://www.beltex.com.br
 
Fisiomed Brasil
Rua Sylvio de Campos Filho, 171
Parque Industrial João Batista Caruso
Mogi Guaçu- SP
CEP:13848-674
Tel: (11) 2626 9112
http://www.fisiomed.com.br/
 
Instituto São Paulo
Rua Desembargador Westphalen, 1186
Rebouças - Curitiba - PR
Cep:80230-100
Tel: (41) 2102 7300
E-mail: lojacuritiba@institutosaopau lo.com.br
 
Recife ? PE
Rua Francisco Alves, 325
Sala 1201, Bairro - Ilha do Leite
CEP: 50060-490
Tel: (81) -2127 7800
E-mail: lojare@institutosaopaulo.com.br
http://www.institutosaopaulo.com.br< /A>

Matéria Prima

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.
Além do pessoal especializado e qualificado para realização das massagens, a matéria-prima utilizada é compreendida dos produtos e insumos necessários para aplicação das massagens, tais como: cremes, óleos, lençóis e toalhas, entre outros.

Processos Produtivos

O processo produtivo para realização das massagens consiste basicamente nas seguintes etapas:
 
1- Recepção do Cliente - Responsável pelo cadastramento, agendamentos de horários, acomodação enquanto o cliente espera o seu horário da sessão, encaminhamento ao profissional massagista, cobrança de honorários, divulgação e fidelização.
 
2. Realização das Massagens / Sessões - Responsável pela prestação do serviço específico a cada cliente. Deve ser realizado pelo profissional qualificado, de acordo com a característica do cliente, perfil e histórico (Prontuário).
 
3. Serviços Administrativos e Financeiros - Realizado pelo empreendedor ou gerente responsável, gestão da equipe de profissionais, acompanhamento e controle das atividades, compras, finanças, divulgação do negócio, contratação de pessoas e outros serviços correlatos.
 

Automação

A automação neste ramo de negócio é utilizada somente na parte administrativa da empresa. Os programas (software) de gestão administrativa e financeira permitem realizar agendamentos de horários, controle do faturamento, compras, estoques, cadastro de fornecedores, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, além do cadastro de clientes, mala direta, entre outras funções aplicáveis ao empreendimento. Esses programas podem ser pagos ou gratuitos. Os programas gratuitos podem ser encontrados em diversos sites disponíveis na internet (exemplos: http://superdownloads.uol.com.br, http://baixaki.ig.com.br/, http://baixatudo.globo.com/).
Fornecedores de programas pagos:
 
Fegow Clinic
São Paulo: (11) 4063.9947
Rio de Janeiro: (21) 2240.7704
Distrito Federal: (61) 4063.9917
Minas Gerais: (31) 4063.9918
Ceará: (85) 4062.9930
Bahia: (71) 4062.9931
Paraná: (41) 4063.9951
Santa Catarina: (48) 4052.9967
Rio Grande do Sul: (51) 4063.9837
Site: http://www.feegowclinic.com.br
 
TDSA Sistemas
Av. Brigadeiro da Silva Paes, 60 São José
Florianópolis ? SC
CEP 88101-250
Tel.: (48) 3241 6991 / 3034 6991
E-mail: comercial@tdsa.com.br

Canal de Distribuição

O canal de distribuição compreende o próprio atendimento à clientela, seja no consultório/clinica ou no atendimento a domicílio, ou no local definido pelo cliente.

Investimentos

Podemos definir como investimento, o capital empregado para iniciar e viabilizar o empreendimento, ou o recurso necessário disponibilizado pelo empreendedor para concretização do negocio, até o momento de sua auto sustentação.
 
O investimento pode ser desmembrado em três níveis: 
 
Investimento fixo - Compreende a aquisição de equipamentos operacionais, utensílios, moveis, computadores, instalações e veículos;
 
Investimentos Pré Operacionais ? São as despesas para regularização do negocio, honorários profissionais, divulgação e propaganda, entre outros gastos iniciais;  
 
Capital de Giro - O capital de giro é o capital necessário para suportar todos os custos iniciais, gastos e despesas, geradas pela atividade da empresa, nos meses iniciais de funcionamento. 
 
Neste tipo de empreendimento, o investimento varia de acordo com a estrutura, a localização e instalações. Apresentamos no quadro abaixo uma previsão de investimento médio, para instalação de um pequeno consultório e/ou clinica, que varia inicialmente entre R$ 20.000,00 a R$ 60.000,00, a ser aplicado na aquisição dos seguintes itens relacionados abaixo:
 
Item          &n bsp;            &nbs p;                           &n bsp;       Valor ? R$
 
Maca de massagem              &n bsp;             R$ 950 ,00
Cadeira especial para massagem   R$ 598,00
Cadeiras para Alongamentos            R$ 59800
Colchões especiais              &n bsp;              R$ 400,00
Lençóis e Toalhas              &n bsp;            &nbs p;    R$ 1.500,00
Massageadores         & nbsp;              &n bsp;           R$ 6 00,00
Ar Condicionado           &n bsp;            &nbs p;           R$ 1.600,00
Equipamento de som              ;              R$ 1.000,00
Reforma e Instalações              &n bsp;          R$ 10000,00
Capital de Giro            &nbs p;                           R$ 6.000,00
Total          &nb sp;              ;             & nbsp;            &nb sp;      R$ 23.246,00
   
Lembramos que os valores apresentados acima, são para equipamentos novos, sendo que muitos equipamentos adquiridos podem serusados, em bom estado para uso, reduzindo assim o valor inicial para o investimento.
 
Alem dos equipamentos operacionais, devemos acrescentar os equipamentos administrativos, tais como:
 
Item           &nb sp;           Valor ? R$
Computador          &nbs p; R$ 1.600,00
Impressora              R$ 400,00
Móveis p/ escritório  R$ 1. 00,00
Telefone / Fax          R$ 400,00
Total:          &nbs p;            R$ 4.000,00  
 
Para informações mais detalhadas sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no portal SEBRAE ? www.sebrae.com.br

Capital de Giro

Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos serviços prestados, tais como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, impostos, despesas de manutenção, matéria-prima e insumos consumidos na realização dos trabalhos.

Os custos se dividem em dois tipos, custos fixos e custos variáveis.

Os custos fixos estão relacionados à manutenção do empreendimento, independente de haver ou não faturamento /prestação de serviços, tais como: aluguel, luz, água, telefone, salários e honorários profissionais, entre outros.

Os custos variáveis estão relacionados com a prestação dos serviços, quando da aquisição de produtos, que serão aplicados na execução e realização do serviço. Tais como: aquisição de matérias-primas e insumos.

A lista abaixo procura detalhar de forma simples os itens principais de custo mensal, que devem ser absorvidos pelo empreendimento:

Aluguel? R$ 1.500,00
Matéria prima ? R$ 800,00
Luz, telefone, água e internet ? R$ 800,00
Contador ? R$  545,00
Manutenção ? R$ 250,00
Despesas correntes ? R$ 500,00
Pró- labore ? R$ 2.500,00

Os valores acima são ilustrativos, podendo variar de acordo com a estrutura do empreendimento. Não foram inclusos os custos com salários e encargos, pois estes variam conforme o número de funcionários contratados, bem como também, não foram previstos os impostos e tributos, pois estes dependem do tipo tributação a ser adotado pela empresa.

O Sebrae possui vários cursos, sobre este tema, para o empreendedor aprofundar os seus conhecimentos.

 

Como agregar valor

O compromisso com a qualidade do serviço prestado é fundamental neste mercado, tanto para manutenção da carteira de clientes, como para conquista de novos. O empreendedor deve estar sempre atento às novas técnicas e métodos de massagem que agregam valor aos serviços já executados e garantem a fidelidade da clientela.
 
Em função do ritmo de trabalho, o atendimento em domicílio e fora de horários comerciais, bem como em fins de semana, é um diferencial no atendimento a clientes de renda elevada, principalmente executivos, que se dispõe a remunerar adequadamente pela exclusividade na prestação do serviço.
 
O atendimento em empresas, com massagens rápidas ou expressas, assim chamadas ?Quick Massage?, com tempo de duração aproximado entre 15 e 20 minutos e realizadas em cadeiras especiais, agrega valor, divulga o trabalho da clínica entre todos os colaboradores da empresa atendida e capta estes potenciais clientes para outros atendimentos personalizados.
 
O empreendedor também poderá diversificar, oferecendo produtos relacionados com a atividade, tais como cremes, óleos, produtos naturais, entre outros.

Divulgação

O empreendedor poderá utilizar meios para divulgação tais como: , listas telefônicas e ?on line?, anúncios em revistas especializadas, em jornal, folders, cartões de visitas, páginas na internet e sites de relacionamentos.

A distribuição de folders com descrição dos serviços oferecidos e em locais de atenção a saúde, como hospitais, centros médicos e clínicas, proporciona uma divulgação direcionada e a um custo baixo, se comparada a outras ações de marketing. Parcerias com profissionais da área médica resultam em boas oportunidades para divulgação e captação de clientes.

Atualmente, a criação de página própria "site" na internet, tem grande representatividade na divulgação e comunicação com os potenciais clientes, principalmente se o site agregar serviços, tais como informações sobre os serviços prestados, benefícios proporcionados pela massagem, informações sobre as técnicas e tipos de massagem, informações e dicas sobre qualidade de vida e demais informações que valorizem o negócio.

Dependendo do porte do investimento e se for de interesse do empreendedor, um profissional de área de marketing e comunicação, poderá ser contratado para desenvolver campanha específica.

Informaçes Legais

Eventos

Beauty Fair ? Feira Internacional de Cosméticos e Beleza
Evento: Anual
Local: São Paulo - SP
Site: http://www.beautyfair.com.br/
 
BSG World Festival
Evento: Anual
Local: Curitiba - PR
Site: http://bsgworldfestival.com/
 
Congresso Científico Internacional de Estética
Evento: Anual
Local: São Paulo - SP
Site: http://www.congressoestetica.com.br/
 
Congresso de Acumpuntura e Terapias Orientais
Evento: Anual
Local:São Paulo - SP
Site: http://www.satosp.com
 
HOSPITALAR ? Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Clínicas e Consultórios
Evento Anual
Local: São Paulo ? SP
Site: http://www.hospitalar.com/index.php
 
Professional Fair
Evento: Anual
Local: Belo Horizonte ? MG
Site:
http://www.professionalfair.com.br/
The Beauty -  Feira Nacional de Beleza e Cosméticos.
Local: Porto Alegre ? RS
Site:
http://www.thebeauty.com.br/
< /FONT>

Entidades

Relação de entidades para eventuais consultas.
 
ANVISA - Agencia Nacional de Vigilância Sanitária
Site: www.anvisa.gov.br
 
Associação Brasileira de Medicina Complementar.
Site: http://www.medicinacomplementar.c om.br
 
CONBRAMASSO - Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia.
Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj 1A - Vila Mariana
CEP 04111-001
São Paulo - SP
Fone/Fax: (11) 5575 5431
e-mail: contato@conbramassoconselho.com .br
www.conbramassoconselho.com.br
 
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Site: www.coffito.org.br
 
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Site: www.saude.gov.br
 
SEBRAE ? Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas
Site: www.sebrae.com.br
 
SENAC - Serviço Nacional de aprendizagem Comercial
Site: www.senac.br
 
SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas
Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj.1A - Vila Mariana
CEP 04111-001
São Paulo ? SP.
Fone/Fax: (11) 5575 5431
e-mail: sinaten@sinaten.com.br
http://www.sinaten.com.br

Normas Técnicas

Não existem normas técnicas aplicáveis para os serviços oferecidos em uma Clínica de Massagem, devendo ser observado com critério o que segue previsto no tópico exigências legais.

Glossário

Massoterapia - Massoterapia é um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que tem como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem estar e na melhor qualidade de vida, assim como, em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.

Massoterapeuta - Profissional habilitado e especialista para aplicar as técnicas da massoterapia, formados em cursos técnicos específicos, tecnólogos e/ou pessoas que adquiriram experiência pelo exercício prático da atividade.

Per Henrik Ling - Pesquisador sueco que desenvolveu a chamada massagem sueca e/ou clássica, era ginasta e esgrimista, pesquisou os estilos de massagens antigas, como a dos romanos e dos chineses. Estudou a relação tipo de manobra versus velocidade e intensidade da mesma e qual o efeito no organismo humano.

Massagem terapêutica ? Massagem Clássica ou tradicional, desenvolvida pelo sueco Per Henrik Ling. É um estilo de massagem que tem por finalidade básica a "limpeza" muscular por retorno venoso.

Shiatsu ? Tipo de massagem criada pelos japoneses em 1868, advindo de um jogo japonês, a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos, que por sua vez tem origem no Do-in chinês. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").

Drenagem Linfática - Uma técnica de massagem manual com o objetivo de tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores. A principal finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem.

Do-in - É uma técnica de automassagem de origem japonesa que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano, conhecidos nas práticas da medicina tradicional chinesa, tais como a acupuntura. É uma técnica curativa e preventiva, aplicável em casos moléstias crônicas.

Quick Massage - Denominação para tipo de massagem rápida, expressa, com duração máxima entre 15 e 20 minutos.

Dicas de Negócio

- Antes de se iniciar neste ramo de negócio, é importante e necessário ter conhecimentos específicos e domínio sobre os métodos e técnicas de massagens e suas divisões, que serão oferecidas aos clientes.
 
- Investir na qualidade de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais com respeito a estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário, etc.
 
- Procurar a fidelização da clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando de prazos para continuidade de tratamentos, etc.
 
- Desenvolver parcerias com hospitais, centros médicos e clínicas, bem como com médicos e outros profissionais de saúde (fisioterapeutas, nutricionistas, piscicólogos) pode ser uma ótima oportunidade para atrair e aumentar a carteira de clientes.
 
- Manter informações atualizadas no site e na empresa sobre eventos como artigos, notícias, dicas de saúde e palestras referentes ao foco do negócio.
 
- Manter um cadastro atualizado dos clientes contribui para acompanhar seu comportamento, identificando novos clientes ou perda dos atuais.
 
- A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento. O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer atualização constante, em face das novas técnicas e métodos.
 
- O empreendedor e seus empregados devem participar de cursos de aperfeiçoamento, congressos e seminários, para garantir a atualização, aperfeiçoamento, inovação, assim exigidas pelo mercado.

Caracteristicas

As características principais para o empreendedor neste segmento é ter um perfil arrojado e comprometido com o negócio, que prima pela qualidade e perfeição do serviço oferecido, buscando o aperfeiçoamento constante, bem como acompanhar as tendências do mercado.
 
Relacionamos outras características desejáveis ao empreendedor:
 
Ter gosto pela atividade e conhecer bem o negócio;
Pesquisar e observar permanentemente o mercado em que está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio;
Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;
Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais;
Ser dinâmico;
Capacidade para trabalhar em equipe;
Habilidade de comunicação e postura profissional no cumprimento de prazos e no atendimento aos clientes;
Saber administrar todas as áreas internas da empresa;
Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;
Ter visão clara de onde quer chegar.
Refletir e avaliar o momento correto de constituir o empreendimento, conhecendo todos os riscos inerentes ao negócio, é fundamental para seu sucesso.

Bibliografia

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